SC Mais Inovação fomenta conhecimento e desenvolvimento

Conferências Microrregionais de Inovação foram realizadas no Sul do Estado nessa quarta-feira (16)

SC Mais Inovação fomenta conhecimento e desenvolvimento

Foto: Décio Batista/Agecom/Unesc

O setor de tecnologia representa 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina. Trata-se de uma área que emprega muito, paga bons salários e possui competências transversais, com profissionais atuando desde a indústria até o comércio. Esse segmento estratégico foi o foco das atenções nessa quarta-feira (16), nas Conferências Microrregionais de Inovação realizadas no Sul do Estado.

Em Criciúma, o evento foi realizado no Centro de Inovação Criciúma (CRIO). As conferências também ocorreram em Araranguá, pela manhã, e em Tubarão, à noite, marcando um dia intenso de diálogo, colaboração e troca de experiências.

“A presença do Programa SC Mais Inovação no Sul catarinense representa um marco na consolidação de um ecossistema que valoriza o conhecimento como ferramenta de transformação social e econômica. As universidades comunitárias, por meio da Acafe, têm um papel estratégico nessa construção, pois conectam ciência, território e pessoas. A Unesc, como gestora do Centro de Inovação, tem orgulho em contribuir com esse movimento que envolve o poder público, o setor produtivo, a academia e a sociedade. É nesse espaço colaborativo que a inovação ganha sentido e se transforma em desenvolvimento regional”, ressalta a presidente da Acafe e reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

Os encontros contaram com representantes do poder público, da iniciativa privada, de Instituições de Ensino Superior, além de estudantes, pesquisadores e empreendedores. O principal objetivo do evento foi aproximar o ecossistema de inovação da sociedade e estimular o desenvolvimento de projetos concretos alinhados às realidades locais.

Coordenada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação e executada pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), a ação destaca o papel estratégico das universidades comunitárias como elo entre conhecimento e prática.

Marcelo Fett

“O projeto surge a partir da visão do governador Jorginho Mello acerca da inovação como um pilar de desenvolvimento do nosso estado. A partir disso, nos unimos para atingir os objetivos traçados com a Acafe para que as conexões necessárias para o desenvolvimento do setor sejam aproximadas e para que consigamos gerar mais desenvolvimento. A conferência microrregional busca difundir as ações para que as pessoas nos ajudem a sensibilizar e reunir o número máximo possível de atores em prol da inovação”, cita o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett.

Ações estratégicas

As contribuições levantadas em cada encontro irão subsidiar políticas públicas e ações estratégicas voltadas à consolidação da inovação como motor do desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina.

Gisele Coelho Lopes

“Criciúma já possui um ecossistema em andamento. Tem o Centro de Inovação, que é parceiro do Estado e contribui com o fortalecimento deste segmento. Durante a conferência foram apresentadas todas as possibilidades que o Governo do Estado oferece para aproximar pessoas, processos, oportunidades e negócios. O objetivo é fazer com que as empresas compreendam as possibilidades, como incentivos fiscais e editais de fomento, que podem fortalecer a matriz econômica já existente, mas também enxergar perspectivas de novas vertentes para a região”, comenta a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes.

Os encontros, que tiveram início em janeiro, em Blumenau, já passaram pelo Oeste, Centro Oeste e Norte, e seguem pelas microrregiões catarinenses na busca por conectar os atores das quatro hélices da inovação: sociedade, academia, governo e mercado.

“O projeto percorre as 21 microrregiões de Santa Catarina em diálogos com todos os atores do setor, tratando de um modelo que envolva todos os parceiros. O programa tem as entregas no setor público, no setor produtivo, relação com a academia e, principalmente, transformando as regiões por meio deste movimento”, relata o coordenador-geral do SC Mais Inovação, Adriano Rodrigues.

Confira mais imagens do evento na galeria de fotos abaixo:

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!