Vindima Goethe celebra colheita e certificação com Denominação de Origem
Safra de 2026 marca reconhecimento histórico da uva Goethe e impulsiona turismo de experiência
Foto: Marcelo de Bona
Santa Catarina vive um marco histórico com a realização da 18ª Vindima Goethe, nos Vales da Uva Goethe, no Sul do estado. A programação celebra a colheita da variedade rara, ligada à imigração italiana, e marca a primeira safra de vinhos com Denominação de Origem (DO) em Santa Catarina — reconhecimento inédito para a vitivinicultura catarinense.
Entre os dias 8 e 26 de janeiro, a Vindima Goethe valoriza cultura, tradição e produção local. “A Denominação de Origem reconhece décadas de dedicação dos produtores e consolida a uva Goethe como patrimônio vitivinícola brasileiro. A Vindima é uma celebração coletiva que envolve comunidade e vinicultores, agora com ainda mais significado”, ressalta Patrícia Mazon, presidente da ProGoethe.
{{PUBLICIDADE}}
A edição de 2026 entra para a história ao apresentar os primeiros rótulos com a DO Vales da Uva Goethe, selo que certifica procedência, tipicidade e qualidade. O governador Jorginho Mello foi homenageado e anunciou apoio de R$ 50 mil à ProGoethe, que completa 20 anos. “A colheita da uva e a produção de vinhos de excelência movimentam a economia e atraem visitantes. Sou apoiador desses produtores e fiz questão de estar aqui”, destaca.
A prefeita de Urussanga, Stella Talamini, reforça o impacto da festa: “A Vindima celebra o trabalho dos nossos produtores e a história construída ao longo das gerações. Os investimentos em infraestrutura e turismo vão impulsionar ainda mais o Sul catarinense.”

Enoturismo e cultura italiana
Mais que uma festa da colheita, a Vindima Goethe é uma imersão cultural que conecta vinho, território, gastronomia e turismo de experiência. A programação inclui colheita e pisa das uvas, jantares harmonizados, sunsets entre vinhedos, noites temáticas, exposições culturais e celebrações religiosas.
Sete vinícolas participam da edição de 2026, em quatro municípios: Damian, Vigna Mazon, Trevisol e De Nonni (Urussanga), Bianco (Orleans), Borgo (Nova Veneza) e Quarezemin (Içara).
Um vinho único no mundo
Os Vales da Uva Goethe são o único território no mundo a produzir vinhos da variedade sob Indicação Geográfica e, desde 2025, ostentam a primeira DO de vinhos em Santa Catarina. Com forte influência da colonização vêneto-italiana, a região alia tradição, inovação e identidade cultural.

A 18ª Vindima Goethe consolida o estado como destino emergente do enoturismo nacional, apresentando ao Brasil um vinho autêntico, de origem certificada e profundamente ligado ao seu território.
O evento conta com patrocínio da Setur, Prefeitura de Urussanga, BRDE, Prefeituras de Nova Veneza e Orleans, apoio da Prefeitura de Içara, Sebrae/Sul e Epagri, e parceria da Unesc e Eflul.
A programação completa da 18ª Vindima Goethe está disponível no site www.vindimagoethe.com.br.