Dezembro Vermelho e Laranja: Criciúma intensifica ações de prevenção às ISTs e ao câncer de pele

Iniciativa que integra o programa Saúde em Cores reforçou o cuidado com a saúde e o diagnóstico precoce.

Dezembro Vermelho e Laranja: Criciúma intensifica ações de prevenção às ISTs e ao câncer de pele

Foto: Eduarda Salazar/Decom Criciúma

Dezembro foi dedicado à conscientização e combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e ao câncer de pele. Ao longo do mês, o Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu a campanha “Dezembro Vermelho e Laranja”, com ações de promoção da saúde e prevenção de doenças. A iniciativa reforçou o cuidado contínuo e sensibilizou a população sobre o HIV/Aids e os riscos da exposição solar, principal fator para o câncer de pele.

No Dezembro Vermelho, campanha nacional de conscientização sobre HIV/Aids e outras ISTs, foram intensificadas ações de prevenção, testagem e orientação. Entre 1º e 26 de dezembro, foram realizados 1.020 testes rápidos: 279 em gestantes, 40 em parceiros e 701 na população em geral. Em 2025, também foram registradas 219 dispensações de PrEP e 447 de PEP, segundo dados do Ministério da Saúde.

O Programa de Atenção Municipal às ISTs/HIV/Aids (PAMDHA) distribuiu cerca de 5 mil preservativos e 115 caixas de testes rápidos às UBSs, presídios, penitenciárias e hospitais do SUS.

Já no Dezembro Laranja, o Mutirão da Pele, realizado em 13 de dezembro no Santo Agostinho Complexo de Saúde (Rio Maina), contou com sete dermatologistas, que realizaram 130 consultas e 50 biópsias, reforçando a importância do diagnóstico precoce.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Deivid de Freitas Floriano, as ações reforçam o compromisso da cidade com o cuidado contínuo: “O diagnóstico precoce, o acesso aos testes rápidos e a orientação adequada fazem toda a diferença, tanto no enfrentamento das ISTs quanto na prevenção do câncer de pele. O cuidado precisa ser lembrado durante todo o ano”.

As atividades integraram o Programa Saúde em Cores, com ações educativas nas UBSs, panfletagens, palestras, capacitações e atendimentos especializados, fortalecendo a rede de atenção e ampliando o acesso à informação.

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!