Retrofit trará modernização com preservação do patrimônio histórico de Criciúma

Lei foi sancionada na tarde desta quarta-feira (2) pelo prefeito Vagner Espindola

Retrofit trará modernização com preservação do patrimônio histórico de Criciúma

Foto: Eduarda Salazar/Comunicação Prefeitura de Criciúma

Foi sancionada pelo prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, a Lei que dispõe sobre o Programa Municipal de Retrofit. O evento, bastante prestigiado, foi realizado na tarde desta quarta-feira (2), no Salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris.

A nova legislação estabelece um ciclo de mudança e inovação para o desenvolvimento urbano sustentável da cidade. Ela possibilitará a modernização, restauração e revitalização de edificações, especialmente na região central, sem que as características originais do projeto se percam. Por meio da adaptação de construções antigas aos padrões contemporâneos, ainda haverá mais segurança, acessibilidade, sustentabilidade e eficiência energética.

{{PUBLICIDADE}}

Essa prática já é tendência em grandes centros urbanos como Londres e Nova York. Em Criciúma, a nova Lei do Retrofit permite a readequação de imóveis antigos, especialmente aqueles com "Habite-se" emitido até 1999 ou que não atendem completamente às normas atuais. Entre os principais benefícios estão a flexibilização de regras urbanísticas, como a dispensa de vagas de estacionamento e a permissão para alterações arquitetônicas controladas, desde que respeitados os elementos essenciais do imóvel.

O programa tem foco técnico e regulatório, sem financiamento público direto, e exige que os proprietários contratem profissionais habilitados para apresentar os projetos à prefeitura. A iniciativa também prevê a possibilidade de incentivos fiscais, visando estimular a revitalização urbana, gerar empregos, atrair novos moradores para o Centro e impulsionar a economia local.

Presença ilustre e homenagem

Durante a solenidade, o Governo Municipal prestou uma homenagem ao primeiro arquiteto e urbanista de Criciúma e de Santa Catarina: Fernando Jorge da Cunha Carneiro. Formado em 1954 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ele abriu seu escritório na cidade em 1955. Atualmente, com 94 anos, Carneiro possui mais de duas mil obras projetadas, como a Praça do Congresso, a Igreja Nossa Senhora da Salete, a Estação Rodoviária de Criciúma, a antiga TV Eldorado (hoje NSC TV), entre outras estruturas, incluindo residências e prédios comerciais.

Fernando Jorge da Cunha Carneiro
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!