Dia do Artesão: projeto ensina e inspira mulheres em Cocal do Sul
Foto: Ana Paula Nesi/Comunicação Coopercocal
O Dia do Artesão, celebrado em 19 de março, é uma oportunidade de valorizar aqueles que transformam criatividade e técnica em arte. Em Cocal do Sul, o "Mulheres Artesãs", da Associação Cocal Arte, tem sido um grande exemplo de como o aprendizado no artesanato pode abrir portas e transformar vidas.
O projeto conta com o apoio da Coopercocal, que fornece espaço, estrutura e materiais. A iniciativa tem ensinado diferentes técnicas a dezenas de mulheres ao longo dos últimos sete anos.

Atualmente, o projeto conta com 80 mulheres participando das oficinas, distribuídas em cinco turmas, com encontros de segunda a quinta-feira, no período noturno e em uma turma à tarde. Com a crescente procura, um novo grupo será formado para atender mulheres do interior de municípios atendidos pela Coopercocal, garantindo que o conhecimento se expanda para outras localidades.
A professora do projeto, Elis Regina Dias Sangaletti, destaca a evolução das participantes ao longo do tempo. "No começo, muitas têm receio, acham que não vão conseguir. Mas, com a prática, a evolução é visível. Para mim, o artesanato é um dom, e, através do meu trabalho, consigo me colocar a serviço das pessoas, compartilhando o que sei com minhas alunas. E o resultado da aprendizagem delas também contribui para a comunidade", afirma.
A presidente da Associação Cocal Arte, Rita de Cássia Mendes Melo, lembra que o projeto nasceu do desejo de oferecer um aprendizado de qualidade para mulheres que buscavam algo além do que era oferecido nos grupos tradicionais. "Eu via tantas peças bonitas nas lojas e pensava: 'Nunca vou conseguir fazer isso'. Mas percebi que, com o conhecimento certo, qualquer mulher poderia criar peças mais elaboradas e ter um retorno financeiro melhor. Foi assim que surgiu o Mulheres Artesãs", explica.

Ao longo dos anos, o projeto tem se reinventado, ensinando diferentes técnicas a cada ciclo, como costura criativa, pintura, macramê e confecção de bonecas de pano. "Nosso objetivo é que as participantes nunca aprendam a mesma coisa dois anos seguidos. Assim, elas sempre têm motivação para continuar e ampliar suas habilidades", reforça Rita.
Mais do que um passatempo, o artesanato ensinado no projeto é conhecimento que gera oportunidades, fonte de renda e expressão artística para muitas mulheres. Neste Dia do Artesão, é essencial reconhecer e valorizar o trabalho delas que, com dedicação e criatividade, constroem peças únicas e preservam a tradição artesanal.
Solidariedade em cada ponto: Projeto "Bercinho de Anjo" e a reforma de roupinhas
Além de desenvolver habilidades artesanais, as Mulheres Artesãs também realizam ações sociais que impactam a vida de muitas famílias. Um dos principais projetos do grupo é o "Bercinho de Anjo", que confecciona e doa enxovais completos para bebês de famílias em situação de vulnerabilidade social. Cada conjunto inclui mantas, fronhas, travesseiros e outros itens essenciais para garantir conforto aos recém-nascidos, além de itens decorativos.

Outra iniciativa importante é a Reciclagem de Roupinhas Infantis, que recebe, reforma e doa roupas para crianças carentes de até 10 anos . As peças passam por um processo cuidadoso de seleção e reparo antes de serem entregues às famílias.
Segundo Rita, a expectativa é que 40 kits sejam confeccionados e doados neste ano. Os kits, não estão disponíveis para compra, diferente de outras peças e itens confeccionados pelo grupo, que podem ser encontrados na sede da Associação, anexa à Coopercocal, no Centro de Cocal do Sul, ou através do Instagram: Associação Cocal Arte.
Confira mais imagens na galeria de fotos abaixo: