BRDE lança linha de crédito para exportadores catarinenses impactados por sobretaxa dos Estados Unidos
Programa é voltado a micro, pequenas e médias empresas que faturam até R$ 300 milhões/ano
Foto: Divulgação
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) anunciou o lançamento do PRONAMPE BRDE Exportação Emergencial. O programa de crédito é voltado a micro, pequenas e médias empresas catarinenses que faturam até R$ 300 milhões/ano e exportam para os Estados Unidos e estão sendo diretamente impactadas pela nova sobretaxa de 50% imposta aos produtos brasileiros naquele país, em vigor desde 6 de agosto.
O objetivo do programa é oferecer capital de giro emergencial para dar fôlego financeiro às empresas exportadoras, de modo a preservar empregos e assim, manter a competitividade do setor produtivo catarinense.
{{PUBLICIDADE}}
Segundo o diretor financeiro do BRDE, João Paulo Kleinübing, a iniciativa é uma resposta ao cenário internacional: “Santa Catarina é fortemente dependente da exportação para os Estados Unidos em vários segmentos, como moveleiro, cerâmica e agronegócio. Essa sobretaxa impacta diretamente nossa economia e o BRDE, como banco de desenvolvimento, tem a missão de apoiar os empreendedores e dar condições para que atravessem esse momento de crise com maior segurança”, destaca.
Como funciona o PRONAMPE BRDE Exportação Emergencial
- Forma de apoio: financiamento de capital de giro;
- Prazo total: até 36 meses, sendo 12 meses de carência e amortização em 24 meses;
- Taxas de juros: opção de juros de 3% a.a. acima da variação cambial do dólar ou taxa fixa de 9% a.a.
- Limite de financiamento: definido conforme a capacidade econômica da empresa, mediante avaliação do BRDE, e histórico de exportação para EUA.
- Critérios de acesso: comprovar exportações em 2024 ou nos últimos 24 meses para os Estados Unidos, com apresentação de documentos como Declaração de Exportação (DE), fatura comercial ou conhecimento de embarque.
Para o diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos, Mauro Mariani, a linha de crédito representa mais que um socorro financeiro: “Nosso papel é garantir que as micro, pequenas e médias empresas exportadoras não parem suas atividades. Essa linha emergencial foi criada para proteger os empregos, sustentar a produção e manter Santa Catarina ativa no comércio internacional; é preciso preservarmos as milhares de famílias que dependem diretamente dessas cadeias produtivas”, reforça.
Como acessar o crédito
Os interessados devem se cadastrar e solicitar o financiamento diretamente pelo site do BRDE, onde será feita a avaliação econômico-financeira. A linha também poderá ser contratada por meio de instituições financeiras parceiras conveniadas no estado.