Acic inaugura Auditório Guido Búrigo
Ex-presidente, falecido no início deste ano, foi homenageado pela entidade
Foto: Divulgação
A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) inaugurou, nesta segunda-feira (29), um novo auditório da entidade. O espaço recebe o nome do ex-presidente Guido José Búrigo, falecido no início deste ano.
A homenagem reconhece a contribuição de Guido Búrigo para o desenvolvimento regional e o fortalecimento do associativismo empresarial. “Essa é a sala mais moderna da Acic, bem ao estilo do Guido, que sempre foi uma pessoa à frente do seu tempo. Para a Acic, trouxe grandes contribuições e deixou um legado de transformação na entidade", ressalta o presidente da Acic, Franke Hobold.
{{PUBLICIDADE}}
Localizado no andar térreo da sede da associação, o espaço foi projetado para acolher eventos corporativos e institucionais, com capacidade para 100 lugares. A inauguração ocorreu durante a reunião da diretoria, ocasião em que foi entregue uma placa em homenagem à família de Búrigo.
"Não esperávamos receber essa homenagem, mas ficamos muito felizes. Se o Guido, onde estiver, souber desse gesto, com certeza também ficará muito feliz e honrado por estar para sempre na história da Acic", comenta Rosângela Maria Búrigo, viúva do empresário.

Falecido em 7 de janeiro deste ano, aos 74 anos, Guido Búrigo já havia sido lembrado em outras ocasiões pela Acic. Ele foi homenageado durante as comemorações de 75 e 80 anos da entidade, reforçando o legado de liderança e comprometimento que marcou sua trajetória.
"Todos falam do pai por sua atuação na indústria, mas quem o conheceu como pessoa sabe a diferença que ele fazia. Era alguém que sempre tratava todos com muito respeito, incentivando os outros a empreender e a serem melhores. Levamos de coração o legado que ele deixou", ressalta o filho, Guido Búrigo, bastante emocionado.

Trajetória no associativismo
Empresário do ramo metalmecânico, Guido José Búrigo presidiu a Acic de 1993 a 1997, período de importantes transformações para a entidade. Um dos marcos de sua gestão foi a aquisição da primeira sede própria da associação.
Até então, a Acic funcionava no Edifício Manique, mas a necessidade de um espaço adequado e independente motivou a busca por uma nova casa. Durante uma assembleia, Búrigo sugeriu a compra de um imóvel localizado na Rua XV de Novembro e, em janeiro de 1995, a entidade mudou-se para seu primeiro endereço próprio.
Outro feito relevante de sua administração foi a articulação para a construção da sede do Batalhão da Polícia Militar em Criciúma, viabilizada com recursos provenientes do pagamento de ICMS pelos empresários da região ao Governo do Estado.
Sob sua liderança, a Acic também viveu uma expansão significativa da base de associados, que saltou de 137 para cerca de 1,4 mil membros, incluindo ampla participação de pequenos empresários. Esse crescimento consolidou a representatividade da entidade e ampliou sua influência na defesa dos interesses da classe empresarial.
Além da presidência da Acic, Guido Búrigo exerceu papéis de destaque em diferentes frentes, sendo presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Criciúma (Sindmetal) por mais de 25 anos, presidente do Criciúma Esporte Clube e vice-presidente da Fiesc.