Você foi enganado! Essas músicas são tão iguais que assustam

Confira a coluna Conectando

Você foi enganado! Essas músicas são tão iguais que assustam

Foto: Imagem gerada por Inteligência Artificial

👉 Siga > @tiagomonte 🎶

Plágio? Homenagem? Coincidência? Descubra os casos mais polêmicos da música que vão fazer você duvidar dos seus ouvidos.

Você já ouviu uma música nova e pensou: “Ué… já escutei isso antes!”? Pois é. No mundo do pop e do rock, a linha entre inspiração e cópia pode ser bem fina — e, muitas vezes, polêmica.

Algumas músicas são tão parecidas que levantam dúvidas até no fã mais distraído. Será que o artista quis prestar uma homenagem? Ou foi só uma “inspiradinha” descarada no sucesso alheio?

O caso mais famoso — e polêmico — dos últimos anos é Blurred Lines” (Robin Thicke) x “Got to Give It Up” (Marvin Gaye). A família Gaye processou e ganhou. Resultado? Thicke e Pharrell tiveram que pagar mais de 7 milhões de dólares! A batida era parecida? Muito. Mas o papo era: foi influência ou plágio?

 

 

Outro clássico da treta é “Viva La Vida” do Coldplay vs. “If I Could Fly” do Joe Satriani. A semelhança melódica é absurda. Satriani processou, mas o caso acabou sendo arquivado com um acordo. Coldplay nunca admitiu cópia, mas ficou aquele climão no ar…

 

 

No exterior, o papo é sério. Mas no Brasil também tem polêmica. Muita gente aponta semelhança entre À Sua Maneira” (Capital Inicial) e “De Música Ligera” (Soda Stereo). Coincidência ou versão não autorizada? Oficialmente, foi só “inspiração”.

 

 

E quando o artista copia… ele mesmo? Ed Sheeran já foi processado por “Thinking Out Loud” parecer demais com “Let’s Get It On” do Marvin Gaye (de novo ele!). E também por “Shape of You”. Sheeran já disse que esse tipo de acusação virou moda e que é impossível criar algo 100% novo.

No fim das contas, a linha entre homenagem, inspiração e plágio continua turva. E talvez o público nunca saiba o que foi coincidência, referência ou pura malandragem.

E aí, você acha que é plágio ou homenagem? Uma coisa é certa: quando a música é boa, todo mundo quer um pedacinho. Mas cuidado… a justiça está de ouvido atento!

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!