Quais são os shows inesquecíveis da sua vida?
Confira a coluna Monte de Música

Foto: Tiago Monte
Há alguns dias, ainda no começo de maio, completou três anos que eu assisti ao show do Metallica em Porto Alegre. Foi a terceira vez que vi, ao vivo, aquela que é a minha banda favorita (as outras duas foram em 1999 e 2010). O dia 5 de maio de 2022 foi histórico para mim. Estávamos ainda saindo da pandemia, então, o acúmulo de pessoas dava um pouco de receio. Porém, na hora do show, ficou tudo para trás e, durante três horas, pude ouvir as músicas que são trilhas da minha vida.
Então, por esses dias, fiquei pensando em quantos shows legais e marcantes já tive oportunidade de ir. Não só internacionais. Lembro das apresentações históricas do Charlie Brown Jr que presenciei. Seja em Planetas Atlântidas – ainda trabalhando pela rádio – ou em Criciúma e região. Chorão no palco era um showman. Fica na memória.
O mais recente show que estive foi de Paul McCartney. Tive a oportunidade e a honra de ver um beatle ao vivo. Foi marcante. Me arrepio escrevendo essas linhas. É algo que ficará na minha história. Em 2015, assisti ao Foo Fighters, em Porto Alegre, ainda com o saudoso baterista Taylor Hawkins, que nos deixou, cedo demais, em 2022.
Pearl Jam e Guns N’ Roses com mais de três horas de duração
Em 2015, estive no show do Pearl Jam, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Uma das minhas bandas favoritas da adolescência. Foram mais de 3 horas de uma entrega sem igual. Simpatia e execução das músicas em perfeita harmonia.
No ano seguinte, foi a vez de presenciar o Guns N’ Roses, no Beira-Rio, também na capital gaúcha. E nesse dia aconteceu algo diferente: torci para o show acabar. Foram quase 4 horas de apresentação. Chegou uma hora que eu não aguentava mais de cansaço e queria que terminasse logo. A apresentação foi excelente, mas toda a ida, espera e o próprio show cansaram muito. Isso que eles nem atrasaram muito para começar.
Outro show muito bom foi da Alanis Morissette. Ela é uma cantora ótima e tem uma presença de palco excelente. Tocou todos os sucessos e entregou demais. Ainda na minha lista de shows: Slayer, Megadeth e NOFX. Grandes bandas, grandes shows.
Grande decepção de uma das minhas bandas favoritas
Eu esperei muito para ver o show do Red Hot Chili Peppers. Gosto muito da banda e de muitas músicas. Lá estive eu, em 2023, para presenciar a apresentação. Foi legal? Até foi. Mas o desânimo da banda no palco, me entristeceu. Já sei da fama do vocalista Anthony Kiedis em não se comunicar com a plateia e todas as particularidades da banda, mas pareceu que eles estavam ali por “obrigação”. Foi um show de 1h20, bem básico e sem aquela dedicação esperada.
Voltando aos shows nacionais, o Dead Fish é uma banda que eu já assisti por diversas vezes (perdi a conta) e sempre fazem shows excelentes. Assim como os Paralamas do Sucesso, Titãs, Frejat e o Jota Quest. São shows com sucesso garantido.
E você: quais os melhores shows que já assistiu? Vale de qualquer estilo, qualquer artista. Não importa. Quero saber de vocês que leem a coluna: quais aqueles shows que marcam na memória pra sempre?