O Trem das Seis: história da Ferrovia em Araranguá estreia nesta sexta-feira

Evento será realizado na Pracinha do Bairro Barranca

O Trem das Seis: história da Ferrovia em Araranguá estreia nesta sexta-feira

Foto: Divulgação

Por mais de quatro décadas, o trem foi mais do que um meio de transporte — foi o elo entre sonhos e destinos, unindo o passado e o futuro de Araranguá. Cada vagão trazia uma história; cada estação guardava memórias.

Agora, esse importante capítulo da história de desenvolvimento local, ganha vida em imagens e depoimentos no documentário Trem das Seis: A fascinante história da Ferrovia em Araranguá estreia nesta sexta-feira (20), às 19h30, na Pracinha do Bairro Barranca, em frente à icônica Igreja do bairro. O local é parte fundamental da história ferroviária. Ali foram assentados os primeiros trilhos em 1926 e funcionou a antiga estação.

Uma viagem no tempo em 45 minutos

Com duração de 45 minutos, o média-metragem resgata um dos mais marcantes capítulos da história de desenvolvimento de Araranguá. Doze personagens — entre historiadores, pesquisadores, escritores, museólogos e ex-moradores — emprestam suas vozes e vivências para contar os momentos de ouro da ferrovia, transformando o filme em um verdadeiro convite a redescobrir a força do bairro Barranca, um dos pilares do crescimento local.

Conectando passado e presente com tecnologia

Produzido pela Performance Comunicação, com apoio da Lei Paulo Gustavo e da Prefeitura de Araranguá, o documentário utiliza tecnologia de ponta para trazer o passado à tona. Fotografias históricas, muitas delas desgastadas pelo tempo, foram revitalizadas com o uso de inteligência artificial, criando cenas vibrantes e emocionantes que transportam o espectador para os dias em que o trem era o coração pulsante da cidade.

Produção

Assinado pelo jornalista Saulo Pithan, que atua como diretor e roteirista, o média-metragem conta com a direção de fotografia de Robert Dias, montagem e edição de Marciano Alves e supervisão de Endryo Carvalho. O filme ainda tem Sabrina Lima na direção de pré-produção, Carla Feyh como produtora-executiva, Rilari Santos na assistência e áudio, e David Cardoso como cinegrafista. A narração é de Karem Suyam. A divulgação da obra foi feita pela publicitária Sabrina Lima e o diretor de arte Jonatan Gonçalves.

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!