O peso de ficar onde não faz mais sentido
Confira a coluna Notas de uma Mentora
Foto: Freepik
Existe um cansaço que não tem nada a ver com o corpo. É um peso silencioso que aparece quando você insiste em permanecer em um lugar que já não faz mais sentido. Você até cumpre sua rotina, entrega o que precisa, sorri quando esperam que você sorria, age normalmente.. Mas, por dentro, sabe que está infeliz cada dia mais.
Ficar onde não cabe mais é como usar um sapato apertado: por fora pode até parecer normal, mas por dentro machuca a cada passo. E quanto mais tempo você aguenta, mais aprende a esconder a dor, e por consequência, machuca mais também. Até começar a acreditar que ela faz parte de você. Só que não faz. O desconforto não é sua essência, é apenas um sinal de que chegou a hora de se mover.
Porém, pouco se fala sobre o tempo perdido. E o que muitas vezes esquecemos é que a permanência também tem um preço. O custo de não mudar pode ser ainda maior do que o risco de tentar algo novo. Porque, enquanto o medo do incerto paralisa, a vida vai passando… e, com ela, a chance de viver algo que realmente tenha sentido.
Então eu te pergunto: até quando você vai sustentar um lugar que já não te sustenta? A coragem de mudar dói — sim, com certeza dói — mas a dor de ficar onde não cabe mais pode ser muito maior. Reflita sobre suas escolhas.