Filme gravado em Criciúma vence Mostra de Cinema com história sobre autismo
Curta é o primeiro a ter diretor e protagonistas no espectro autista, reforçando a representatividade no audiovisual
Foto: Huana Figueiredo
Luã, um menino autista com hiperfoco em astronomia, acredita que "um lobo comeu a lua" e inicia uma aventura investigativa ao lado de um zelador que finge ser astronauta. Assim começa a história de Notícias da Lua, curta-metragem gravado em Criciúma e vencedor do Júri Popular na votação presencial da 24ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. O resultado foi anunciado durante a cerimônia de encerramento do festival neste final de semana, após nove dias de programação intensa.
Criciúma serviu de palco para o ator mirim brusquense Davi Burg, de 11 anos, interpretar Luã ao lado do renomado artista nacional Otávio Augusto, que fez o zelador. Dirigido por Sérgio Azevedo, também natural de Brusque, a produção conquistou o público com uma narrativa lúdica e sensível sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo a primeira a ter um diretor e protagonista dentro do espectro. A metáfora da lua nova (mesmo invisível, sempre presente) traduz de forma delicada a experiência de muitas pessoas autistas.
{{PUBLICIDADE}}
"Ficamos muito felizes com essa conquista, porque esse filme foi feito para o nosso filho Benício, que passou aqui pela terra como um cometa e nos deixou com 15 dias de vida. Foi através da produção desse curta que conseguimos ter força para seguir em frente fazendo cinema e arte para crianças e adultos", afirma Azevedo, emocionado durante a premiação.
Realizada em Florianópolis, a Mostra bateu recorde de público, consolidando-se como referência nacional no audiovisual infantil. "É maravilhoso vermos uma cidade de Santa Catarina como Criciúma ser cenário para uma obra tão profunda e marcante", ressalta a diretora da mostra, Luiza Lins.