'A Poesia Vai de Ônibus': projeto cultural espalha 100 poemas nos ônibus de Criciúma

Iniciativa integra as comemorações do centenário de emancipação político-administrativa do município

'A Poesia Vai de Ônibus': projeto cultural espalha 100 poemas nos ônibus de Criciúma

Foto: Bianca Santiago/Decom Criciúma

O Governo de Criciúma, por meio da Fundação Cultural (FCC), lançou neste sábado (29), no Terminal Central, a 4ª edição do projeto A Poesia Vai de Ônibus. Em parceria com o Consórcio CriBus, a iniciativa integra as comemorações do centenário de emancipação político-administrativa do município e leva 100 poemas sobre Criciúma aos ônibus do transporte coletivo municipal, adesivados nas janelas.

Idealizada pela professora e escritora Cristiane Dias, a ação amplia o acesso à literatura. Os textos selecionados abordam o centenário da cidade e elementos da cultura e do cotidiano local. A proposta é que as poesias circulem junto com os passageiros, alcançando diferentes públicos e proporcionando momentos de reflexão e leveza durante os deslocamentos diários.

{{PUBLICIDADE}}

“Esse projeto mostra algo que sempre defendemos: a cultura precisa circular, chegar a todos, ocupar os espaços do cotidiano. Quando uma poesia aparece na janela do ônibus, ela faz mais do que decorar. Ela encontra trabalhadores, estudantes, famílias e oferece um instante de reflexão, sensibilidade e pertencimento. A poesia viaja acompanhando quem percorre a cidade diariamente, e isso transforma o dia a dia das pessoas”, destaca o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.

A presidente da FCC, Cristiane Maccari Uliana Zappelini, reforçou a importância da iniciativa: “É mais uma ação que celebra o centenário da nossa cidade e os costumes do nosso povo. Ao usar os ônibus para divulgar esses trabalhos, aproximamos as pessoas da literatura e da cultura criciumense, gerando momentos de leveza em meio à correria do dia a dia”.

Confira a lista com os títulos e os autores dos 100 poemas [neste link].

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!