‘Retratos de Criciúma’: patrimônio cultural é destaque em lançamento de livro na Unesc
Evento será realizado nesta quinta-feira (29), às 20h30, no Hall do Espaço Cultural
Foto: Andressa Borges Gomes Flor
A Unesc recebe, nesta quinta-feira (29), o lançamento do livro “Retratos de Criciúma: Registros Poéticos”, de autoria da artista visual Andressa Borges Gomes Flor, egressa da Universidade. Sob o olhar atento da profissional, o patrimônio cultural tombado do município se torna protagonista de textos e fotos produzidos de forma a chamar a atenção de leitores de todas as idades para a necessidade de valorização da história contada por meio destes espaços.
O evento ocorrerá às 20h30, no Hall do Espaço Cultural Unesc “Toque de Arte”, no Bloco Administrativo da Universidade, sendo aberto ao público e para a comunidade acadêmica. Os livros serão distribuídos gratuitamente ao público presente no lançamento, além da distribuição em escolas, bibliotecas públicas, associações, secretárias de educação e cultura da região Sul de Santa Catarina.
{{PUBLICIDADE}}
A publicação se divide em três partes: Lugares de Fé, Memória do Carvão e Arquitetura e Identidade, resultando no registro poético dos principais patrimônios culturais de Criciúma.

“A proposta é servir como fonte de pesquisa sobre Criciúma e inspirar novos desdobramentos. Durante a pesquisa, percebi que os patrimônios tombados carregam não apenas uma importância histórica, mas também afetiva e crítica, que dialoga com a memória, a identidade e a riqueza desses espaços”, descreve Andressa.
O livro reúne mais de 80 registros fotográficos de 21 patrimônios culturais tombados de Criciúma. A produção da obra levou cerca de três anos.
Valorização de outros espaços da região
A expectativa é de que o trabalho não pare por aí. A ideia de Andressa é ampliar os horizontes e levar o olhar artístico e cultural para a valorização de outros espaços da região. “Pretendo dar continuidade à pesquisa, ampliando o olhar para outros municípios A ideia é manter a mesma temática, destacando e dando visibilidade aos lugares de memória e fragmentos culturais de outras cidades, fortalecendo ainda mais o reconhecimento e a valorização do patrimônio local”, pontua.
Apoio cultural
O livro foi viabilizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), da Fundação Catarinense de Cultura e do Governo de Santa Catarina. A obra ainda contou com apoio da Unesc, ND TV, Metalúrgica Spillere, Refricril, Mademil e Farben.