X-Salada Centenário: concurso celebra tradição e identidade gastronômica de Criciúma
Votação de 30 de setembro a 21 de novembro irá eleger o melhor lanche
Foto: Amanda Candiotto
O Governo Municipal, por meio da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), realizará nesta terça-feira (30) o lançamento do Concurso X-Salada Centenário. O evento, exclusivo para convidados, acontecerá no Centro Multiuso da Afasc, no Parque das Nações, a partir das 19h.
Na ocasião, serão reunidos os 32 estabelecimentos inscritos na ação cultural para um menu degustação. Também será apresentado o mascote da campanha — o Xisito — além da exibição do trailer do documentário que está em produção sobre a história do lanche mais tradicional da cidade.
{{PUBLICIDADE}}
“Mais do que um lanche, o X-salada é memória, afeto e identidade. Cada receita traz consigo a história de famílias, empreendedores e gerações que ajudaram a construir nossa cidade. O Concurso X-Salada Centenário celebra esse patrimônio cultural e convida a população a participar, escolhendo e reconhecendo o sabor que é marca registrada de Criciúma”, destaca o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.
Votação
Os estabelecimentos participantes da votação popular foram selecionados após um período de inscrições. Seus representantes receberão kits de divulgação do concurso, que contará com materiais gráficos para estimular a participação da comunidade.
O período de votação será realizado de 30 de setembro a 21 de novembro, por meio do site oficial lançado durante o evento. A escolha do público definirá os melhores x-saladas de Criciúma.

“O concurso é um convite à população para degustar, votar e valorizar o que é nosso. Cada voto será também um gesto de reconhecimento à história e à identidade de Criciúma. E, claro, é um motivo a mais pra gente comer um xis, não é?!”, comemora o prefeito.
História preservada em documentário
Durante o evento, será exibido um trecho do documentário em produção pela equipe da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), resgatando histórias de estabelecimentos pioneiros e personagens que marcaram a identidade do prato ao longo das décadas
“O documentário revela trajetórias de luta, empreendedorismo e tradição que emocionam. Ao ouvir os entrevistados, percebemos não apenas a história dos estabelecimentos, mas também como a sociedade foi se transformando ao longo das décadas. Cada fase mostrou como os empreendedores souberam se adaptar e seguir em frente. Assim, o X-salada não representa apenas um prato, mas também a evolução cultural, social e econômica de Criciúma”, conta a presidente da FCC, Cristiane Uliana Zappelini.