Sexta-Feira Santa: após 21 anos, católicos retomam Via Sacra no Morro Cechinel
Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora organiza caminhada até a Igreja São João Batista
Foto: Divulgação
Após 21 anos, a Via Sacra do Morro Cechinel, em Criciúma, será retomada nesta Sexta-Feira Santa. A celebração religiosa, organizada pela Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, do bairro Mina do Mato, terá a sua concentração às 7h30, no Parque Astronômico.
Haverá ônibus saindo às 6h45 da igreja no bairro Mina Brasil, em direção ao Parque Astronômico. O valor da passagem é de R$ 5. “Estamos resgatando o costume que havia na cidade de realizar uma Via Sacra com ponto de partida no alto do Morro Cechinel. Como somos uma nova paróquia e esse local geográfico está dentro do nosso território, entendemos que seria um momento oportuno para recuperar essa tradição”, afirma o pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, padre Thiago De Moliner Eufrásio.

O percurso tem cerca de dois quilômetros. A caminhada começa no Parque Astronômico, desce o morro pela Rua Honório Búrigo e segue pela Rua Pedro Cechinel até a Igreja São João Batista, no bairro Mina Brasil. No início e no final da procissão, serão realizadas encenações dos principais momentos da Paixão de Cristo. Ao longo do trajeto, haverá paradas nas estações, com leituras bíblicas e meditações.
“A Via Sacra é um exercício de piedade que a Igreja realiza ao longo de todo o ano, mas que ganha especial ênfase no período da Quaresma, sobretudo na Sexta-Feira Santa quando relembramos a prisão, condenação, caminho do calvário, crucificação e morte de Jesus Cristo. Recordamos, refletimos e revivemos os últimos momentos do Senhor na sua entrega ao Pai, por amor à humanidade”, completa o padre Thiago.
Além da Via Sacra da manhã, a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora terá celebrações da Paixão de Cristo às 15h. Já às 19h30 será realizada a Procissão luminosa com a imagem de Nossa Senhora das Dores saindo da Igreja Nossa Senhora Aparecida, bairro Naspolini até a igreja Matriz no bairro Mina do Mato.
Procissões foram realizadas durante dez anos
As procissões do Morro Cechinel começaram a ser realizadas em 1994, pelo então pároco da Paróquia Santa Bárbara, padre Samiro Meürer, que atualmente é vigário da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. Na última edição, em 2004, mais de 12 mil pessoas participaram. Antigamente, as caminhadas desciam pelo outro lado do morro, em direção à Igreja Santa Bárbara.
“As pessoas se colocavam a caminhar por longas distâncias, com sacrifício, muitas vezes enfrentando dificuldades, incluindo idosos, jovens e crianças. A cada ano, a multidão aumentava, se multiplicava. Foram anos de grandes demonstrações de fé do nosso povo. Agora, todos poderão recordar esses momentos que vivenciamos”, lembra o Padre Samiro.