Paella Beneficente mobiliza mais de 40 voluntários e arrecada recursos para Abadeus
Evento solidário comercializou cerca de 800 combos em Criciúma
Foto: Marciano Bortolin/Partner NZBT Comunicação
A solidariedade deu o tom em Criciúma no sábado (20), durante a 17ª edição da Paella Beneficente da Abadeus. Cerca de 800 kits foram vendidos em sistema drive-thru, na Rua da Gente, garantindo recursos para a continuidade dos programas sociais da instituição.
"Sabemos que há oscilações de um ano para outro, mas isso não nos desanima. Pelo contrário, nos estimula, porque vemos tantas pessoas com um olhar solidário e de apoio. Nossa palavra é de gratidão", resume a diretora-executiva, Shirlei Monteiro.
{{PUBLICIDADE}}
A dirigente lembrou ainda que o evento é o único beneficente da entidade. "Ele garante a continuidade dos programas da Abadeus. As pessoas já entendem que não é apenas sobre a marmita em si, mas sobre participar de uma causa que transforma vidas, muda cenários, famílias e territórios. É um círculo virtuoso de investimento social que gera impacto positivo tanto social quanto econômico", cita.
Voluntariado em ação
Além da equipe que fez a entrega dos alimentos, há aqueles que não aparecem, mas que desenvolvem um trabalho fundamental na produção dos pratos, organização dos kits, entre outras atividades. "É uma verdadeira linha de montagem. Quem enche as marmitas, quem coloca a salada, quem lacra, quem embala e quem leva para a distribuição. Tudo muito organizado para garantir agilidade", explica a responsável pela área de voluntariado e distribuição, Gislaine Monteiro.

No total, 45 pessoas estiveram envolvidas na ação. "Cada pessoa que doa seu tempo no preparo e na entrega dos kits carrega consigo a responsabilidade e o carinho de quem entende o verdadeiro sentido de servir. O voluntariado é o coração pulsante desse evento", reforça.
Empresas e equipes engajadas
Entre os apoiadores, a Construtora Castanhel disponibilizou uma equipe para colaborar. O diretor-administrativo, Édio Castanhel Filho, também embaixador da instituição desde 2017, fez questão de marcar presença.

"É o segundo ano que participamos com trabalho humano. Em 2024, ajudamos na montagem das paellas e, nesta edição, na distribuição. Sou fã da Abadeus e acredito que engrandece tanto o trabalho voluntário quanto a união da equipe", comenta Castanhel acrescentando que cinco pessoas da empresa atuaram como voluntários, mas que a intenção é ampliar este número em 2026.
Desde a primeira edição, o chef Rodrigo Moretti destaca o trabalho coletivo que garante a realização do evento. "A Paella é feita a muitas mãos. Não seria viável sem o envolvimento dos voluntários e da comunidade, que se sentem parte dessa causa e dão sentido a cada edição", ressaltou.
Rede de apoio consolidada
Além do engajamento comunitário, o evento teve o apoio de empresas parceiras como Giassi, Sicredi, Mercadão do Óculos, Supplay, Castanhel Engenharia, Cristalcopo, Unicinco e Rio Deserto. "Somos muito gratos a cada parceiro que acredita no trabalho da Abadeus e nos ajuda a manter viva essa corrente do bem", completa Shirlei Monteiro.
Com a arrecadação, a instituição assegura a continuidade de programas de educação infantil, inclusão digital, empreendedorismo, inovação, atividades culturais e preparação para o mercado de trabalho. "Cada pessoa que participa está ajudando a manter projetos que mudam realidades diariamente. A compra de um ticket se converte em oportunidades", finaliza.