Nova Veneza recebe espetáculo ‘Além da Heroína - uma história de Anita Garibaldi’

Evento gratuito será realizado neste sábado (30), às 19h, Palazzo Delle Acque

Nova Veneza recebe espetáculo ‘Além da Heroína - uma história de Anita Garibaldi’

Foto: Divulgação

Na noite deste sábado (30), o Palazzo Delle Acque, em Nova Veneza, recebe o espetáculo de sombras “Além da Heroína - uma história de Anita Garibaldi”. O evento gratuito, com classificação indicativa 12 anos, terá início às 19h.

O espetáculo faz parte da programação da 2ª Mostra de Teatro Acessível. Durante a semana foram realizados vários eventos em Nova Veneza. Incluindo exibição de documentário, workshop, exposição tátil e oficina de teatro de sombras.

Todas as atividades contam com recursos de acessibilidade, como audiodescrição aberta e programas em Braile.

{{PUBLICIDADE}}

Muito além do palco

A mostra integra um projeto itinerante que também passará por Garopaba e Rio do Sul. A proposta nasceu do desejo da Cia O Sombrista de compartilhar suas experiências com acessibilidade no teatro de sombras, uma linguagem em que o visual, o sensorial e o narrativo se entrelaçam.

Dividida em três eixos, artístico, formativo e complementar, a iniciativa busca ampliar o entendimento sobre a acessibilidade não como um recurso auxiliar, mas como parte integrante da linguagem cênica.

“Nosso trabalho com a audiodescrição é pensado como poética e como estética. Queremos que todas as pessoas, com ou sem deficiência, possam vivenciar o teatro com a mesma intensidade”, explica Diana Manenti, diretora da companhia.

Sobre a Cia O Sombrista

Fundada em Turvo (SC), a Cia O Sombrista atua desde 2018 desenvolvendo projetos artísticos com foco em acessibilidade. A pesquisa da companhia cunhou o termo “sombradescrição”, uma forma de integrar a audiodescrição à linguagem do teatro de sombras. Além das apresentações, o grupo realiza oficinas, exposições e formações com educadores, artistas e estudantes.

A 2ª Mostra de Teatro Acessível é executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.

 

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!