Noite de celebração ao protagonismo e à transformação na formatura do Mulheres Cooperativistas
Evento foi realizado nessa terça-feira (26), na sede recreativa da Coopercocal
Foto: Marcelo de Boa
A noite dessa terça-feira (26) foi marcada por emoção e realização para as 61 formandas da 3ª turma do programa Mulheres Cooperativistas. O evento aconteceu na sede recreativa da Coopercocal, em Linha Tigre, Cocal do Sul.
O projeto, desenvolvido pela Coopercocal em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC), teve início em março deste ano. Ao longo de cinco meses, as participantes se reuniram semanalmente para encontros com temas como:
- Educação cooperativista
- Saúde emocional
- Autoconfiança
- Educação financeira
- Uso racional da energia elétrica
- Liderança feminina
- Comunicação assertiva
{{PUBLICIDADE}}
Emoção e superação
Um dos momentos mais tocantes da cerimônia foi protagonizado pela oradora da turma, Adriana Geremias de Oliveira, de 49 anos. Há quatro anos, ela sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que deixou limitações de movimento em seu corpo.
“Nesse período no Mulheres Cooperativistas eu percebi que tenho muito a agradecer. Tanto em casa, como pela minha família e amigos. E que mesmo com a minha deficiência, só tenho a agradecer a Deus. Às vezes, a gente pensa que pela deficiência será um pouco rejeitada, se sente só. Neste grupo fui muito bem acolhida e amada por todas as mulheres”, compartilhou Adriana.
A jornada de desenvolvimento pessoal foi coordenada pela psicóloga Jéssica Lima da Silva. “Elas foram criando laços, trocando experiências e aprendendo juntas. A transformação foi visível: não só no conteúdo, mas na forma de se expressarem, de falarem em público, de se relacionarem. Ver o brilho nos olhos delas na formatura, comemorando junto da família, foi recompensador”, celebrou Jéssica.
Programa inspira outras cooperativas
O presidente da Fecoerusc, Edson Flores da Cunha, elogiou a iniciativa. “Esse é um modelo para as demais cooperativas de Santa Catarina. Fiz questão de vir aqui e aprender. Vamos levar para a nossa federação e apresentar esse projeto. Onde existe uma cooperativa, há desenvolvimento. Mas onde a diretoria olha para o social, para as pessoas, isso representa a essência do cooperativismo”, destacou.
Já o presidente da Coopercocal, Altair Lorival de Mélo, o Belha, reforçou o protagonismo feminino. “Quando o cooperativismo teve início, em 1844, na Inglaterra, havia 27 homens. Mas tinha também uma mulher lá, na essência do cooperativismo. O cooperativismo se fortalece quando conseguimos despertar esse protagonismo e mostrar que todos têm um papel na transformação da comunidade. Todas vocês são especiais para nós. Parabéns!”
Confira mais imagens do evento na galeria de fotos abaixo