Festival do Ar reúne 10 bandas em maratona musical gratuita
Evento será realizado no próximo sábado (16), no Parque da Prefeitura, em Criciúma
Foto: Divulgação
No próximo sábado (16), das 14h às 22h, tem o "1º Festival do Ar", em Criciúma. O evento reunirá 10 bandas de rock e pop do Sul de Santa Catarina no Parque da Prefeitura, em frente ao LayBack. A entrada é gratuita.
A maratona musical é dedicada à música independente e contará com as bandas: Cedrick Moraes e Os Nômades do Éter, Banda Fucking Project, Nando Mason e Os Chacais, Barba Rala, Poliana Peres, Fê Smania, Hero, Novela, Ponto Zero, Lúdi Lucas & Veveto.
{{PUBLICIDADE}}
“O palco deverá promover um encontro à liberdade, democrático e movido de muita energia que somente a arte pode proporcionar. É um convite para respirar música, celebrar talentos locais e sentir as novas sonoridades no ar”, comenta o organizador do Festival e intérprete da banda Os Nômades do Éter, Cedrick Moraes.
Além dos shows, o público poderá prestigiar a feira de marcas independentes de Criciúma e região, em parceria com a Feira Caramelo, reunindo moda, arte, design e produtos criativos para completar a experiência cultural do festival.
Conheça mais sobre as bandas:
Cedrick Moraes: músico de Criciúma, compositor e cantor há mais de 20 anos. Com a banda Balthazar participou do Festival Criciúma Rock (2014), Circuito Sesc de Música (2017), Festival Sonora (2019) e Brada Mundo (2020). Produziu o álbum “Encantamento” (2016), com 10 músicas, e o singles “Quintessência” (2020), e “Caminho do Eremita” e “Cordel dos Quatro Cantos”, em 2021. Em carreira solo, produziu releituras de Belchior e, em 2024, os Singles “Dente do Siso” e “Sentimento Psicodélico” e o EP com quatro músicas intitulado “Nômades do Éter”.
Nando Mason e os Chacais: a banda de Orleans conta mais de quatro anos de estrada, com rock, country, blues, rock nacional e material autoral. No repertório estão clássicos geracionais.
Ponto Zero: em 2021, a banda nasceu no estilo metal e, em 2022 foi lançado o primeiro single intitulado “O que eu quis“. Em 2023, a banda começou a se destacar na região e em 2024 lançou a música “Mestres”, ganhadora do Prêmio Mundial Rock 2024. Em 2025, a banda venceu o “CSL de Bandas Autorais” e lançou dois singles e dois clipes intitulados “Dharma” e “Bússola”. Estão em processo de gravação do primeiro EP chamado “Âmago".
Fê Smania: com influências que vão de Alanis Morissette a Sandy, Fê Smania transita entre o pop rock, o alternativo e o emo-pop. Nascida em Santa Catarina e radicada em São Paulo em 2023, lançou o EP Unilateral, e no ano seguinte, os singles Silêncio e Odeio. Atualmente, Fê trabalha na gravação de seu primeiro álbum completo, a ser lançado pelo Midas Music.

Poliana Peres: cantora, compositora e musicista de Turvo, começou a cantar na infância e levar a sério a música em 2018. Com músicas que passeiam entre a MPB e o rock, seu álbum de estreia foi “Terça-feira” (2018) e lançou “Epifania” (2020).

Barba Rala: a banda de Santa Rosa do Sul, com quase 8 anos de estrada, traz uma mistura de rock progressivo e pesado, com letras reflexivas cantadas em português. A banda foi finalista do Festival João Rock em São Paulo e, no ano passado, eleita Banda Revelação em Balneário Camboriú. Dividiu o palco com nomes como Pitty, Nação Zumbi, CPM 22, Raimundos, Matanza e outros.
Fucking Projet: a banda de Criciúma surgiu em 2018, unindo suas principais influências no rock, grunge e hardcore, criando sua identidade, com 2 EPs, um single e três clipes na bagagem o grupo vem conquistando seu espaço na cena autoral catarinense.
Lúdi Lucas & Veveto: cantor, compositor e produtor musical. Tem como instrumento musical de origem a guitarra e a poesia presente seu repertório. Como artista do Selo Ambulante, em 2023 lançou dois singles, “Da Cor do Dia” e “Treta”.
Hero: a banda de pop, punk e rock alternativo foi formada em 2022 publicando covers nas redes sociais. Possui 5 singles, 1 EP e 1 álbum, e conta com um novo trabalho a caminho.
Novela: a banda, de Içara, começou sua história em 2004, tocando no Festival do Brasil e despertando a curiosidade do público. Em 2005, gravou 3 singles com Adair Daufembach. Depois de um hiato de 10 anos, com novos personagens, a Novela volta aos palcos.
Parcerias do Festival
Músicos Associados do Estado de Santa Catarina (Maesc): fundada em 2014, em Criciúma, nasceu com o propósito de representar a classe musical catarinense e fortalecer ações coletivas no setor cultural. Uma de suas primeiras realizações foi o Festival Criciúma Rock (2014).
Selo Ambulante: é um coletivo independente que atua como plataforma de divulgação, circulação e apoio à música autoral catarinense.
Promovendo a inclusão, o evento terá acessibilidade para cadeirante e intérprete de libras. O projeto cultural é realizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), e com o apoio e produção de Colher de Chá Produtora e as incentivadoras Farben Tintas e Digital Sat.