Festival do Ar reúne 10 bandas em maratona musical gratuita

Evento será realizado no próximo sábado (16), no Parque da Prefeitura, em Criciúma

Festival do Ar reúne 10 bandas em maratona musical gratuita

Foto: Divulgação

No próximo sábado (16), das 14h às 22h, tem o "1º Festival do Ar", em Criciúma. O evento reunirá 10 bandas de rock e pop do Sul de Santa Catarina no Parque da Prefeitura, em frente ao LayBack. A entrada é gratuita.

A maratona musical é dedicada à música independente e contará com as bandas: Cedrick Moraes e Os Nômades do Éter, Banda Fucking Project, Nando Mason e Os Chacais, Barba Rala, Poliana Peres, Fê Smania, Hero, Novela, Ponto Zero, Lúdi Lucas & Veveto.

{{PUBLICIDADE}}

“O palco deverá promover um encontro à liberdade, democrático e movido de muita energia que somente a arte pode proporcionar. É um convite para respirar música, celebrar talentos locais e sentir as novas sonoridades no ar”, comenta o organizador do Festival e intérprete da banda Os Nômades do Éter, Cedrick Moraes.

Além dos shows, o público poderá prestigiar a feira de marcas independentes de Criciúma e região, em parceria com a Feira Caramelo, reunindo moda, arte, design e produtos criativos para completar a experiência cultural do festival.  

Conheça mais sobre as bandas:

Cedrick Moraes: músico de Criciúma, compositor e cantor há mais de 20 anos. Com a banda Balthazar participou do Festival Criciúma Rock (2014), Circuito Sesc de Música (2017), Festival Sonora (2019) e Brada Mundo (2020). Produziu o álbum “Encantamento” (2016), com 10 músicas, e o singles “Quintessência” (2020), e “Caminho do Eremita” e “Cordel dos Quatro Cantos”, em 2021. Em carreira solo, produziu releituras de Belchior e, em 2024, os Singles “Dente do Siso” e “Sentimento Psicodélico” e o EP com quatro músicas intitulado “Nômades do Éter”.

Nando Mason e os Chacais: a banda de Orleans conta mais de quatro anos de estrada, com rock, country, blues, rock nacional e material autoral. No repertório estão clássicos geracionais.

Ponto Zero: em 2021, a banda nasceu no estilo metal e, em 2022 foi lançado o primeiro single intitulado “O que eu quis“. Em 2023, a banda começou a se destacar na região e em 2024 lançou a música “Mestres”, ganhadora do Prêmio Mundial Rock 2024. Em 2025, a banda venceu o “CSL de Bandas Autorais” e lançou dois singles e dois clipes intitulados “Dharma” e “Bússola”. Estão em processo de gravação do primeiro EP chamado “Âmago".

Fê Smania: com influências que vão de Alanis Morissette a Sandy, Fê Smania transita entre o pop rock, o alternativo e o emo-pop. Nascida em Santa Catarina e radicada em São Paulo em 2023, lançou o EP Unilateral, e no ano seguinte, os singles Silêncio e Odeio. Atualmente, Fê trabalha na gravação de seu primeiro álbum completo, a ser lançado pelo Midas Music.

Poliana Peres: cantora, compositora e musicista de Turvo, começou a cantar na infância e  levar a sério a música em 2018. Com músicas que passeiam entre a MPB e o rock, seu álbum de estreia foi “Terça-feira” (2018) e lançou “Epifania” (2020).

Barba Rala: a banda de Santa Rosa do Sul, com quase 8 anos de estrada, traz uma mistura de rock progressivo e pesado, com letras reflexivas cantadas em português. A banda foi finalista do Festival João Rock em São Paulo e, no ano passado, eleita Banda Revelação em Balneário Camboriú. Dividiu o palco com nomes como Pitty, Nação Zumbi, CPM 22, Raimundos, Matanza e outros.

Fucking Projet: a banda de Criciúma surgiu em 2018, unindo suas principais influências no rock, grunge e hardcore, criando sua identidade, com 2 EPs, um single e três clipes na bagagem o grupo vem conquistando seu espaço na cena autoral catarinense.

Lúdi Lucas & Veveto: cantor, compositor e produtor musical. Tem como instrumento musical de origem a guitarra e a poesia presente seu repertório. Como artista do Selo Ambulante, em 2023 lançou dois singles, “Da Cor do Dia” e “Treta”.

Hero: a banda de pop, punk e rock alternativo foi formada em 2022 publicando covers nas redes sociais. Possui 5 singles, 1 EP e 1 álbum, e conta com um novo trabalho a caminho.

Novela: a banda, de Içara, começou sua história em 2004, tocando no Festival do Brasil e despertando a curiosidade do público. Em 2005, gravou 3 singles com Adair Daufembach. Depois de um hiato de 10 anos, com novos personagens, a Novela volta aos palcos.

Parcerias do Festival            

Músicos Associados do Estado de Santa Catarina (Maesc): fundada em 2014, em Criciúma, nasceu com o propósito de representar a classe musical catarinense e fortalecer ações coletivas no setor cultural. Uma de suas primeiras realizações foi o Festival Criciúma Rock (2014).

Selo Ambulante: é um coletivo independente que atua como plataforma de divulgação, circulação e apoio à música autoral catarinense.

Promovendo a inclusão, o evento terá acessibilidade para cadeirante e intérprete de libras. O projeto cultural é realizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), e com o apoio e produção de Colher de Chá Produtora e as incentivadoras Farben Tintas e Digital Sat. 

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!