Espetáculo “Pulcinella no canto da cidade” realiza circulação em Nova Veneza
Confira agenda das apresentações do Grupo Cyathus Teatro de Animação
Foto: Divulgação
O Grupo Cyathus Teatro de Animação inicia nesta sexta-feira (26) uma circulação gratuita em Nova Veneza, com o novo espetáculo de bonecos: "Pulcinella no canto da cidade". A apresentação, que utiliza a técnica do teatro de bonecos popular italiano, foi montado em 2025, em contato com diretores e mestres populares do teatro de mamulengo.
A circulação, que marca a estreia do espetáculo, será toda apresentada em Nova Veneza, cidade sede do Grupo Cyathus, com o objetivo de fortalecer o sentimento de pertencimento da comunidade.
{{PUBLICIDADE}}
"Ter uma peça de Pulcinella, que é algo que vem da Itália, mas com uma manipulação com estilo brasileiro, uma dramaturgia mais voltada à nossa região e fazendo referência às montanhas, quer trazer os moradores de Nova Veneza a se sentirem pertencentes a esse movimento cultural", afirma o ator e bonequeiro Marcelo Ciepielewski.
Segundo ele, a circulação vai fazer com que o espetáculo realmente nasça. "Por enquanto é algo embrionário, já que ainda não teve nenhuma apresentação. Nossa expectativa é muito boa, mas precisamos ver a reação do público, para ver se ele realmente funcionou, o que precisa mudar, aumentar ou manter, enfim, tudo isso só acontecerá quando o público nos der o primeiro aplauso", analisa.

A montagem e circulação fazem parte do Projeto Kombinando com Bonecos, aprovado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), da Fundação Catarinense de Cultura e do Governo de Santa Catarina. A realização é da Enluaratus Comunicação, com incentivo da Coopera, Tintas Farben, Metalúrgica Spillere e apoio da Prefeitura de Nova Veneza.
Equipe técnica
"Pulcinella no canto da cidade" é dirigido pelo ator e bonequeiro Vitor Ribeiro, de Guaxupé, Minas Gerais. A cenografia e parte dos bonecos foram confeccionadas pelo artista criciumense Sergio Honorato, com trilha sonora composta por Piazzito e Victória João.
O grupo ainda contou com assessoria técnica do mestre mamulengueiro Chico Simões, produção e assessoria de imprensa de Antonio Rozeng, trabalhos técnicos de Vinicius da Silva Martins e com as intérpretes de Libras Andriele Geremias e Katia Tomasi.
Confira a programação:
- 26/09 – Divina Vita (16h)
- 28/09 – Casas de Acolhida das Irmãs Beneditinas da Divina Providência (15h)
- 29/09 – AFAVE - Teatro da Veneza; (10h)
- 23/10 – APAE (10h15 e 13h30)
- 24/10 – Escola Estadual Abílio César Borges - Centro - 10h30, 13h15, 19h
- 28/10 – Escola Estadual Julieta T Goncalves - São Bento Baixo - 10h30, 13h30 e às 19h
- 01/11 – Escola Municipal Líbero Ugioni (Uma no período da tarde e outra manhã)
- 02/11 – Praça Humberto Bortoluzzi (15h)
- 04/11 – Escola Estadual Humberto Hermes Hoffmann - Caravaggio - 10h - 15h30 - 19h30
- 11/11 – Escola Municipal Vitor Savi (10h15 e 13h15)
- 13/11 – Escola Municipal Caravaggio (10h15 e 13h15)
- 23/11 – Praça Humberto Bortoluzzi (15h)
- 25/11 – Escola Municipal Bairro Bortolotto (10h55 e 13h15)
Depois dessas apresentações, o grupo fará uma pausa na agenda em Nova Veneza e segue para a Bolívia, onde participará, em La Paz, do Festival Titirikuti, junto com grupos locais, da Argentina e do Equador.