Espetáculo “Pulcinella no canto da cidade” realiza circulação em Nova Veneza

Confira agenda das apresentações do Grupo Cyathus Teatro de Animação

Espetáculo “Pulcinella no canto da cidade” realiza circulação em Nova Veneza

Foto: Divulgação

O Grupo Cyathus Teatro de Animação inicia nesta sexta-feira (26) uma circulação gratuita em Nova Veneza, com o novo espetáculo de bonecos: "Pulcinella no canto da cidade". A apresentação, que utiliza a técnica do teatro de bonecos popular italiano, foi montado em 2025, em contato com diretores e mestres populares do teatro de mamulengo.

A circulação, que marca a estreia do espetáculo, será toda apresentada em Nova Veneza, cidade sede do Grupo Cyathus, com o objetivo de fortalecer o sentimento de pertencimento da comunidade.

 {{PUBLICIDADE}}

"Ter uma peça de Pulcinella, que é algo que vem da Itália, mas com uma manipulação com estilo brasileiro, uma dramaturgia mais voltada à nossa região e fazendo referência às montanhas, quer trazer os moradores de Nova Veneza a se sentirem pertencentes a esse movimento cultural", afirma o ator e bonequeiro Marcelo Ciepielewski.

Segundo ele, a circulação vai fazer com que o espetáculo realmente nasça. "Por enquanto é algo embrionário, já que ainda não teve nenhuma apresentação. Nossa expectativa é muito boa, mas precisamos ver a reação do público, para ver se ele realmente funcionou, o que precisa mudar, aumentar ou manter, enfim, tudo isso só acontecerá quando o público nos der o primeiro aplauso", analisa.

A montagem e circulação fazem parte do Projeto Kombinando com Bonecos, aprovado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), da Fundação Catarinense de Cultura e do Governo de Santa Catarina. A realização é da Enluaratus Comunicação, com incentivo da Coopera, Tintas Farben, Metalúrgica Spillere e apoio da Prefeitura de Nova Veneza.

Equipe técnica

"Pulcinella no canto da cidade" é dirigido pelo ator e bonequeiro Vitor Ribeiro, de Guaxupé, Minas Gerais. A cenografia e parte dos bonecos foram confeccionadas pelo artista criciumense Sergio Honorato, com trilha sonora composta por Piazzito e Victória João.

O grupo ainda contou com assessoria técnica do mestre mamulengueiro Chico Simões, produção e assessoria de imprensa de Antonio Rozeng, trabalhos técnicos de Vinicius da Silva Martins e com as intérpretes de Libras Andriele Geremias e Katia Tomasi.

Confira a programação:

  • 26/09 – Divina Vita (16h)
  • 28/09 – Casas de Acolhida das Irmãs Beneditinas da Divina Providência (15h)
  • 29/09 – AFAVE - Teatro da Veneza; (10h)
  • 23/10 – APAE (10h15 e 13h30)
  • 24/10 – Escola Estadual Abílio César Borges - Centro - 10h30, 13h15, 19h
  • 28/10 – Escola Estadual Julieta T Goncalves - São Bento Baixo - 10h30, 13h30 e às 19h
  • 01/11 – Escola Municipal Líbero Ugioni (Uma no período da tarde e outra manhã)
  • 02/11 – Praça Humberto Bortoluzzi (15h)
  • 04/11 – Escola Estadual Humberto Hermes Hoffmann - Caravaggio - 10h - 15h30 - 19h30
  • 11/11 – Escola Municipal Vitor Savi (10h15 e 13h15)
  • 13/11 – Escola Municipal Caravaggio (10h15 e 13h15)
  • 23/11 – Praça Humberto Bortoluzzi (15h)
  • 25/11 – Escola Municipal Bairro Bortolotto (10h55 e 13h15)

Depois dessas apresentações, o grupo fará uma pausa na agenda em Nova Veneza e segue para a Bolívia, onde participará, em La Paz, do Festival Titirikuti, junto com grupos locais, da Argentina e do Equador.

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!