Curta-metragem gravado em Criciúma abre FAM 2025, um dos maiores festivais de cinema do Brasil

Evento será realizado entre os dias 4 e 10 de setembro, no Cine Show Beiramar Shopping, em Florianópolis

Curta-metragem gravado em Criciúma abre FAM 2025, um dos maiores festivais de cinema do Brasil

Foto: Huana Figueiredo

O curta-metragem Notícias da Lua, dirigido por Sérgio Azevedo e filmado em Criciúma, será o filme de abertura da 29ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM 2025), na próxima quinta-feira (4), às 17h.

A obra, estrelada pelo renomado ator Otávio Augusto, tem como protagonista o menino Luã, uma criança autista com hiperfoco em astronomia, e apresenta uma narrativa lúdica e sensível sobre a invisibilidade do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em seu nível 1 de suporte.

{{PUBLICIDADE}}

Produzido no Sul de Santa Catarina, o filme reforça o potencial do audiovisual catarinense e valoriza a representatividade. O ator mirim Davi Burg, de Brusque, foi escolhido entre cerca de 40 crianças autistas para interpretar Luã.

“É a realização de um sonho estar na programação do FAM, trazendo visibilidade para o autismo através da arte”, afirma Sérgio Azevedo, que, assim como Davi, está no espectro autista.

Notícias da Lua acompanha a visita de Luã a um planetário, onde acredita que “um lobo comeu a lua”, iniciando uma investigação ao lado do zelador da escola, interpretado por Otávio Augusto. Juntos, embarcam em uma jornada de descobertas, encontros e entendimentos, mergulhando em um universo de inocência e imaginação.

A metáfora da lua nova — invisível, mas sempre presente — traduz com delicadeza a realidade de muitas pessoas autistas. Para Marilha Naccari, diretora-presidente e curadora da Panvision, associação cultural que realiza o festival desde 1997, a escolha do curta para a abertura se deve “ao enredo repleto de esperança e sensibilidade, que reflete questões pessoais e sociais, e traz ao debate temas como acessibilidade”.

De Criciúma para o mundo

Mais do que ambientado em Criciúma, o filme abraça a cidade como parte essencial da narrativa. As cenas percorrem pontos turísticos como o Parque Astronômico Albert Einstein e a Praça do Congresso, que deixam de ser apenas cenários e se tornam elementos vivos da história. As cenas com os colegas de Luã foram gravadas na Escola Municipal Jorge da Cunha Carneiro, no bairro Próspera.

A produção projeta um futuro promissor, com exibições já programadas em diferentes regiões do Brasil, levando um pedaço de Criciúma para o mundo. A escolha da obra para abrir o FAM — o festival de cinema mais antigo de Santa Catarina e um dos mais importantes do país — reforça a relevância de levar projetos com essa temática a públicos cada vez maiores.

Sobre o FAM

De 4 a 10 de setembro, o FAM será realizado no Cine Show Beiramar Shopping, em Florianópolis, com mais de 100 atividades entre exibições, debates e oficinas, reunindo 73 filmes de 11 países. A programação inclui o Projeto Rally Panvision, o 9º Encontro de Coprodução do Mercosul e sessões com ingressos a preços populares.

Todas as sessões do FAM 2025 contam com recursos de acessibilidade, incluindo Legendas para Surdos e Ensurdecidos (LSE) e tradução em Libras. O festival é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio de instituições públicas e privadas.

A programação completa está disponível em www.famdetodos.com.br e nas redes sociais do festival.

Confira abaixo o teaser do filme

 

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!