Criciúma celebra Semana Nacional de Museus
Programação no Museu Augusto Casagrande acontecerá de segunda (12) a sexta (16)
Foto: Gregori Flauzino/Decom
A Fundação Cultural de Criciúma (FCC) preparou uma programação especial para celebrar a 23ª Semana Nacional de Museus. A partir desta segunda (12) até sexta (16), o Museu Augusto Casagrande será palco de oficinas, encenações teatrais e atividades.
O tema deste ano é: “Museu Centenário: Revisitando o Passado, Projetando o Futuro”. A iniciativa integra a temporada nacional coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que propõe reflexões sobre o papel transformador dos museus em comunidades em constante mudança. Em Criciúma, a temática ganha um significado ainda mais especial, pelo centenário de emancipação.
{{PUBLICIDADE}}
“Estamos vivendo um ano marcante para a cidade e os museus têm papel essencial nesse resgate afetivo e histórico. É através da história e memórias que nos conectamos com as experiências de quem viveu antes de nós e a Fundação Cultural tem se empenhado para que esse reencontro com o passado para fortalecer a nossa identidade”, destaca o prefeito Vagner Espindola.
A programação visa atrair novos públicos e sensibilizar as futuras gerações, com oficinas de desenho e escrita com a artista Raquel Ávila, uma exposição de jornais antigos e a participação teatralizada dos personagens históricos Augusto Casagrande e Cecília de Darós.

“É preciso transformar o museu em um espaço vivo, criativo, conectado com os sonhos do presente e os desafios do futuro. Por isso, apostamos em ações interativas e pensadas para despertar o pertencimento”, ressalta a presidente da FCC, Cristiane Uliana Zappelini.
A historiadora Cinthia Franco reforça que o planejamento das atividades começa muito antes. “A Semana de Museus é pensada com carinho durante todo o ano. Para nós, é mais do que uma agenda cultural — é uma oportunidade de mostrar que o museu tem voz, tem alma e continua relevante para as novas gerações.”
Museu Histórico e Geográfico Augusto Casagrande

Instalado no primeiro sobrado de dois andares da cidade, construído entre 1918 e 1920, o Museu Augusto Casagrande carrega consigo a força das histórias da imigração italiana, das lutas e conquistas de uma Criciúma que cresceu com trabalho, a cultura e o afeto das famílias pioneiras. Doado pela família Casagrande à prefeitura em 1978, o imóvel tornou-se oficialmente museu em 1980, nas comemorações do centenário de colonização da cidade.
Confira a programação:
Oficina de Desenho e Escrita, com Raquel Ávila
- Segunda-feira (12) - das 9h às 11h
- Terça-feira (13) - 13h30
Workshop “Memórias Impressas” - com Marieli, coordenadora do Arquivo Histórico de Criciúma.
- Quarta-feira (14) - 13:30
- Quinta-feira (15) - 13h30
- Sexta-feira (16) - 13h30
As oficinas são gratuitas. Para participar, basta realizar a inscrição pelo telefone (48) 3445-8841.