SEI25 bate recorde de participações e fortalece conexão entre inovação e prática

Evento foi realizado nos dias 20 e 21 de agosto, em Içara

SEI25 bate recorde de participações e fortalece conexão entre inovação e prática

Foto: Divulgação

O SEI25 fez história ao reunir mais de 800 participações, um novo recorde de público entre as sete edições já realizadas — cinco delas presenciais. O evento, realizado nos dias 20 e 21 de agosto, no Rhois, em Içara, contou com três colabs, uma talk e duas palestras.

Dentre os destaques da conexão entre conhecimento e prática, o fundador da Eskimó Sorvetes, Pedro Reis, relembrou momentos em que a fé foi fundamental diante dos momentos de dificuldade que passou até a marca chegar ao sucesso atual como maior produtora de picolés da América Latina. Já nesta sexta-feira, novas histórias foram contadas. O terceiro dia da programação foi marcado então pela receptividade do público na UfoWay e Betha Sistemas.
"Foram dias de muito aprendizado, conexões estratégicas e a certeza de que as empresas de Içara e da região estão preparadas para serem protagonista em inovação e empreendedorismo. Agradecemos de forma muito especial aos diretores e colaboradores que se dedicaram intensamente para que o SEI fosse este sucesso, em especial ao presidente Marco Aurélio Périco Góes, que conduziu com empenho e visão esse ciclo. Agradeço também ao apoio das empresas que acreditaram nesse projeto e ao Governo Municipal, nosso parceiro fundamental na realização deste evento. Com a nova diretoria assumindo, seguimos com o compromisso de fortalecer ainda mais esse movimento, construindo pontes para o futuro e garantindo que o empreendedorismo continue sendo uma marca de Içara.", ressalta o presidente da ACII, empossado no SEI25, Reginaldo Borges Fernandes.

photo55230A.jpg

Incentivos fiscais impulsionam oportunidades para a inovação

Mais do que apresentar inovações, o SEI25 abriu espaço também às oportunidades disponíveis em Santa Catarina para quem deseja transformar ideias em oportunidades de negócio. Na vanguarda dos incentivos há o SC Mais Inovação, programa do Governo do Estado que fez parte de uma talk na noite desta quinta-feira (21).

Conduzida pela agente de inovação Laís Machado e pelo parceiro do programa Juliano Coitiño, a colab proporcionou um olhar prático sobre como o ecossistema catarinense pode acessar benefícios fiscais e linhas de financiamento para fortalecer seus projetos inovadores.

Ao todo, o programa catarinense conta com 21 agentes de inovação distribuídos por todas as microrregiões do estado, ou seja, com capilaridade e proximidade com as necessidades locais. Esses profissionais atuam como verdadeiros catalisadores do ecossistema, identificando demandas, mobilizando recursos e assegurando que os esforços regionais estejam alinhados às metas estaduais de inovação.

Entre os principais impactos destacados, estão o fortalecimento de empresas e comunidades locais, o apoio à criação de startups, a formação de talentos e a integração das regiões em torno de um crescimento coeso e sustentável.

Oportunidades disponíveis em SC

  • Lei do Bem: permite exclusão de 60% a 100% dos gastos em P&D da base de cálculo do IRPJ e CSLL, representando economia efetiva de até 34% para empresas do Lucro Real.
     
  • Programa Mover: oferece crédito fiscal de 50% a 320% sobre dispêndios em P&D, aplicável especialmente ao setor automotivo.
     
  • Lei da Informática: concede crédito fiscal calculado a partir de multiplicadores sobre o investimento em P&D, válido para empresas do Lucro Presumido e Lucro Real, com foco em hardware e TI.

Além disso, foram apresentadas linhas de financiamento como o Pronampe Inovação SC, o PRODEC, e recursos do BRDE e BADESC, que oferecem taxas reduzidas e condições favoráveis para empresas que investem em pesquisa, desenvolvimento e modernização.

photo55230B.jpg

Colab apresenta inovações para o bem-estar

Uma nova colab do SEI25 trouxe ao palco reflexões sobre como a inovação pode transformar não apenas negócios, mas também a forma de viver e cuidar das pessoas. O encontro em parceria com a comunidade healthtech da Unesc Connect reforçou principalmente as conexões, da capacidade de enxergar oportunidades mesmo em cenários desafiadores e agir em prol de um futuro mais humano e sustentável.

photo55230.jpg

 

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!