Revitalização do Monumento ao Mineiro será entregue

Confira a coluna Conectando

Revitalização do Monumento ao Mineiro será entregue

Foto: Eduarda Salazar/Decom Criciúma

O Governo de Criciúma, por meio da Fundação Cultural (FCC), entrega nesta quinta-feira (27), às 10h, a revitalização do Monumento ao Mineiro, na Praça Nereu Ramos. A iniciativa contou com apoio do Sindmineiros, Siecesc-Carvão+, Ferrovia Tereza Cristina (FTC) e Satc, dentro do Programa de Adoção de Logradouros Públicos.

A obra incluiu recuperação das muretas, reorganização dos acessos e melhorias estéticas. O projeto da arquiteta Erica Vecchietti (Satc) integrou o monumento ao canteiro principal, ampliando acessibilidade com rampa e novos degraus.

O espaço ganhou bancos de madeira, restauração da estrutura de concreto e dos elementos do memorial, como placas e bustos em homenagem a nomes da história carbonífera: Giacomo Sônego, Henrique Lage, Sebastião Toledo dos Santos e Paulo de Frontin. Um QR Code permitirá acesso ao histórico completo pelo celular. A picareta e o gasômetro da estátua foram doados pelo artista Sérgio Brody.

História

Inaugurado em 1946, o Monumento ao Mineiro — também chamado de Monumento aos Homens do Carvão — celebra os 33 anos da indústria carbonífera no Sul de Santa Catarina. O monumento tinha pedestal de nove metros e homenageava os trabalhadores da mineração.

A estátua representa o mineiro Manoel Costa, símbolo da força e dedicação que impulsionaram o desenvolvimento da região. Em 1971, foi transferida para a Praça Etelvina Luz, onde permanece até hoje como marco da memória carbonífera de Criciúma.

Confira mais imagens na galeria de fotos abaixo

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!