Revitalização do Monumento ao Mineiro será entregue
Confira a coluna Conectando
Foto: Eduarda Salazar/Decom Criciúma
O Governo de Criciúma, por meio da Fundação Cultural (FCC), entrega nesta quinta-feira (27), às 10h, a revitalização do Monumento ao Mineiro, na Praça Nereu Ramos. A iniciativa contou com apoio do Sindmineiros, Siecesc-Carvão+, Ferrovia Tereza Cristina (FTC) e Satc, dentro do Programa de Adoção de Logradouros Públicos.
A obra incluiu recuperação das muretas, reorganização dos acessos e melhorias estéticas. O projeto da arquiteta Erica Vecchietti (Satc) integrou o monumento ao canteiro principal, ampliando acessibilidade com rampa e novos degraus.

O espaço ganhou bancos de madeira, restauração da estrutura de concreto e dos elementos do memorial, como placas e bustos em homenagem a nomes da história carbonífera: Giacomo Sônego, Henrique Lage, Sebastião Toledo dos Santos e Paulo de Frontin. Um QR Code permitirá acesso ao histórico completo pelo celular. A picareta e o gasômetro da estátua foram doados pelo artista Sérgio Brody.
História
Inaugurado em 1946, o Monumento ao Mineiro — também chamado de Monumento aos Homens do Carvão — celebra os 33 anos da indústria carbonífera no Sul de Santa Catarina. O monumento tinha pedestal de nove metros e homenageava os trabalhadores da mineração.

A estátua representa o mineiro Manoel Costa, símbolo da força e dedicação que impulsionaram o desenvolvimento da região. Em 1971, foi transferida para a Praça Etelvina Luz, onde permanece até hoje como marco da memória carbonífera de Criciúma.
Confira mais imagens na galeria de fotos abaixo