Prédio construído em Criciúma em 60 dias com apenas quatro profissionais e um guindaste conquista premiação nacional

Obra tem 929m² distribuídos em quatro pavimentos

Prédio construído em Criciúma em 60 dias com apenas quatro profissionais e um guindaste conquista premiação nacional

Foto: Divulgação

Um prédio com 929m² distribuídos em quatro pavimentos, construído em Criciúma, ganhou reconhecimento nacional com a conquista do prêmio “Obra do Ano” da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (ABCIC). A premiação está na 14ª edição e é considerada o Oscar brasileiro da construção industrializada, com participantes de diversos estados anualmente.

O empreendimento Leben House Primeira Linha, construído pela BPM Pré-Moldados e incorporado pela Leben Empreendimentos, se destacou no país por diversos motivos — especialmente pelo tempo recorde de execução, realizado por uma equipe reduzida e com o modelo de pré-fabricação em concreto. Embora já utilizado há alguns anos no Brasil, esse sistema ainda não era aplicado em obras residenciais verticais.

{{PUBLICIDADE}}

Segundo o gerente industrial da BPM, Maiko Arcaro, a estrutura foi montada em apenas 60 dias, e a obra concluída em oito meses. “Toda a execução da estrutura foi realizada por apenas quatro profissionais e um guindaste. Utilizamos paredes autoportantes e lajes alveolares protendidas, reduzindo em mais de 70% o desperdício de materiais, sem uso de madeira, escoramento, andaimes ou reboco, além de eliminar a geração de entulho. O processo garantiu controle tecnológico na produção de cada peça, provando que é possível unir velocidade, sustentabilidade e qualidade estética”, destaca.

Inovação reconhecida

O caráter disruptivo do projeto levou a ABCIC a criar uma nova categoria para premiá-lo. Outro diferencial do Leben House Primeira Linha é o Sistema Construtivo B+, desenvolvido em parceria com a Leben Empreendimentos. O método elimina pilares e vigas, utilizando paredes estruturais de concreto e lajes protendidas, o que permite liberdade no layout interno e formas arquitetônicas modernas.

De acordo com o gerente comercial da BPM, Daniel Delucchi, a obra é 50% mais rápida do que os sistemas convencionais. “Com o Leben House conseguimos quebrar duas crenças comuns do setor: a de que o pré-fabricado é mais caro que a alvenaria tradicional e a de que limita a estética. O projeto prova o contrário e foi reconhecido por um júri altamente qualificado”, frisa.

Potencial para o Minha Casa, Minha Vida

A viabilidade de produção em grande escala e com rapidez aponta um novo caminho para o programa Minha Casa, Minha Vida. O presidente da BPM, Nivaldo de Loyola Richter, explica: “Estudamos soluções na Europa e na Ásia e desenvolvemos internamente uma metodologia que representa a evolução do pré-fabricado residencial. Com precisão dimensional, ambientes amplos sem pilares aparentes e acabamentos sofisticados moldados em fábrica, oferecemos uma resposta técnica e sustentável à crescente demanda por produtividade e à falta de mão de obra no setor.”

O executivo da Leben Empreendimentos, Kenny Pedroso, acrescenta que a velocidade de entrega e a qualidade da construção favoreceram a rápida comercialização: “As unidades foram esgotadas em menos de seis meses após o lançamento. Os corretores ficaram surpresos com a agilidade, e já planejamos novos lançamentos que ampliam ainda mais o pioneirismo desta obra, hoje referência nacional.”

Sobre o Prêmio

O Prêmio Obra do Ano, da ABCIC, é a principal premiação do setor de pré-fabricados de concreto no Brasil, entregue anualmente nas categorias: edificações, infraestrutura, pequenas obras e fachadas. Em 2025, ao receber a inscrição do Leben House Primeira Linha, a organização criou a categoria especial “Obra Sustentável” para reconhecer o modelo inovador e sustentável da obra.

Sobre a BPM Pré-Moldados

Com mais de 38 anos de atuação e mais de 1.700 obras executadas, a BPM soma 5 milhões de m² de área construída para mais de oito mil clientes. A empresa atua principalmente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, em obras de médio e grande porte nos mais diversos segmentos.

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!