Observatório Social celebra 10 anos com palestra na Acic
Entidade de Criciúma atua no combate à corrupção
Na próxima segunda-feira (12), o Observatório Social traz a Criciúma o promotor de Justiça de Santa Catarina, Afonso Ghizzo Neto, para a palestra: "A corrupção como problema de ação coletiva". O evento, às 19h30min, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), é gratuito e faz parte das comemorações de 10 anos do Observatório Social do município.
“O Observatório atua na prevenção para que não haja desvios de recursos públicos. O combate à corrupção é o nosso cotidiano. A corrupção deve ser extirpada do nosso país, o que é muito difícil. É preciso também deixar claro que a corrupção não é causa, mas sim o efeito da incorporação pelos indivíduos de valores sociais negativos. Somente com o processo educativo, que vamos conseguir fazer a corrupção diminuir", afirma o presidente do Observatório Social de Criciúma, Moacir Dagostin.
Com o objetivo de zelar para que os recursos públicos sejam investidos de forma consciente e séria, através do monitoramento e controle dos gastos públicos, o Observatório Social de Criciúma foi fundado no dia 11 de agosto de 2014, por uma iniciativa da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC), que tinha, como presidente na época, o empresário Cesar Smielevski.
Ao longo dos anos a entidade foi promovendo ações que estimulam a cultura e a educação voltadas para a cidadania fiscal, além de estimular à participação das empresas criciumenses como fornecedoras do setor público e contribuir para que a Gestão Pública Municipal seja eficiente. Em 2019, o governador Eduardo Pinho Moreira, sancionou a Lei 17.629, onde declara o Observatório Social de Criciúma como de Utilidade Pública.