Novo Parque em Criciúma?

São Simão poderá ser contemplado com estrutura de lazer e bem-estar

Novo Parque em Criciúma?

Foto: Divulgação

O bairro São Simão, em Criciúma, poderá ser contemplado com uma importante estrutura de lazer e bem-estar: um parque público. A proposta está sendo articulada pelo vereador Daniel Cipriano.

O projeto prevê a construção de uma “praça-parque” em um terreno de 6 mil m², na Rua Luiz Ragazzon, próximo ao viaduto do Anel Viário, o único espaço ainda disponível na comunidade para esse tipo de intervenção. O local contaria com pista de caminhada, ciclovia, quadra de areia, espaço pet, parque infantil, academia ao ar livre e uma área destinada a um futuro Centro Comunitário, algo que o São Simão ainda não possui.

{{PUBLICIDADE}}

Segundo o vereador, a iniciativa parte da necessidade urgente por um espaço seguro para se exercitar e socializar. Atualmente, muitos moradores caminham às margens da SC-108, rodovia de tráfego intenso que corta o bairro, o que representa risco constante de acidentes.

"O São Simão é um bairro de relevo complicado, com muitos morros, e sem calçadas apropriadas. As pessoas acabam se exercitando na rodovia, o que é um perigo iminente”, alerta Cipriano.

A construção do parque, além de atender essa demanda, seria uma espécie de compensação ao bairro, que foi impactado pela construção do Anel Viário sem nenhuma contrapartida direta à comunidade. Um requerimento foi protocolado ao Governo do Estado, solicitando apoio para a desapropriação do terreno.

Segundo o vereador, o proprietário já sinalizou interesse em vender a área. Além disso, conversas com o prefeito Vagner Espindola e com técnicos da prefeitura já estão em andamento para viabilizar a compra do terreno. O primeiro passo é a avaliação do valor da área por parte do setor de patrimônio do município.

“Tudo começa no Executivo. Eles estão dialogando com o dono do terreno para chegar a um valor justo, já que se trata de um equipamento público, de interesse coletivo”, destaca Cipriano.

Paralelamente, o vereador articula com deputados estaduais e federais a destinação de emendas parlamentares para custear a obra. “Sabemos que é difícil para o município arcar sozinho com esse tipo de investimento, por isso vamos buscar apoio dos parlamentares que já se colocaram à disposição para ajudar”, acrescenta.

Melhorias para a comunidade

A proposta do parque chega em um momento em que o São Simão começa a receber uma atenção maior do poder público. Recentemente, a escola municipal Padre José Francisco Bertero, localizada no bairro, passou por melhorias importantes.

A primeira delas foi a construção de um recuo para embarque e desembarque dos ônibus escolares, resolvendo um problema de segurança na frente da unidade, situada em um local íngreme.

Além disso, por meio de articulação com a Coopercocal, a escola passará por uma modernização elétrica, com troca da fiação antiga, melhoria na iluminação externa com a instalação de luzes de LED, e o corte de árvores que ofereciam riscos na área. “Isso mostra que, quando há diálogo, as coisas acontecem. Fomos atrás e conseguimos essas melhorias para a escola. Agora, a nossa luta é pelo parque”, afirma Cipriano.

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!