Museu do Carvão recebe exposição 'Ruínas: Fragmentos Poéticos'
Exposição gratuita será aberta nesta segunda-feira (1º), às 20h
Foto: Divulgação
Será aberta nesta segunda-feira (1º), às 20h, a exposição “Ruínas: Fragmentos Poéticos", Museu do Carvão, no antigo escritório da CSN, em Siderópolis. A mostra, da artista Andressa Gomes Flor, poderá ser visitada gratuitamente até o dia 1° de outubro, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
A exposição apresenta obras contemporâneas nas linguagens da fotografia, serigrafia e cerâmica, inspiradas em três patrimônios tombados de Criciúma, todos ligados à história da extração mineral:
- Ponte de Ferro, no bairro Sangão
- Caixa de Embarque, no bairro Laranjinha
- Mina Modelo Caetano Sônego, entre os bairros Mina Brasil e São Simão
{{PUBLICIDADE}}
Arte, memória e patrimônio
Os trabalhos possuem proposição sonora e instalação, com o objetivo de provocar reflexões sobre arte, memória e patrimônio. “A mostra traz a Siderópolis um novo olhar para as marcas das atividades carboníferas da nossa região”, destaca Andressa.

A exposição convida o público a se reconectar com ruínas que, muitas vezes, passam despercebidas no cotidiano. A proposta também será registrada em audiovisual, com publicação no canal do YouTube da artista.
A proposta é executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.