Liderança, criatividade e inteligência artificial no primeiro dia da ExpoMais
Temáticas pautaram as palestras de José Salibi Neto, Jacqueline Rezende e Gil Giardelli
Foto: Divulgação/Acic
A 9ª edição da ExpoMais iniciou nesta terça-feira (23), na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), trazendo ao centro das discussões temas essenciais para o futuro dos negócios. Liderança, criatividade e inteligência artificial nortearam as palestras do primeiro dia.
O primeiro a subir ao palco do evento foi José Salibi Neto, referência nacional em gestão. Em sua fala, o especialista ressaltou a importância da inovação e da capacidade em adaptar-se às mudanças.
{{PUBLICIDADE}}
"O ambiente externo muda cada vez mais rápido e essa rapidez tem um impacto muito grande nos nossos modelos de negócios, nas nossas habilidades como líderes e na cultura da empresa. Antigamente, as empresas morriam por deixar de fazer bem as coisas. Hoje em dia, morrem por fazer bem as mesmas coisas por tempo demais", sustenta.

Também abordando os desafios dos gestores na primeira palestra da noite, a mentora de carreiras Jacqueline Rezende explorou os dilemas emocionais vividos pelos líderes e os caminhos para enfrentá-los.
"O líder tem sentimentos, mas nem sempre sabe o que fazer com o que sente. Ele tem o direito de sentir e precisa encontrar o equilíbrio para lidar com isso, o que é desafiador, pois precisa inspirar as pessoas mesmo em momentos adversos. O líder não deve ser imune aos impactos emocionais. A sua humanidade é a sua maior força", considera.

Prosperidade
Encerrando o ciclo de palestras do primeiro dia, Gil Giardelli lembrou que vivemos em um momento de mudanças como nunca visto, de inúmeras possibilidades criadas pela tecnologia e a inteligência artificial.
"Sobre gestão, liderança e inovação, estamos falando da floresta da ambiguidade, um lugar onde tudo que usamos de ferramentas, de formas de trabalho, do que aprendemos nos bancos escolares não nos levará à próxima fase. Quem estiver vivendo como no mês passado já estará realmente atrasado", ressalta.

"Nunca se produziu tanto, mas por outro lado, estamos falando de esgotamento, de Burnout, de ansiedade. Ao mesmo tempo, estamos falando de uma nova economia, da inteligência artificial, a maior janela de prosperidade das últimas gerações", completa Giardelli.
Segundo dia
Nesta quarta-feira (24), a ExpoMais segue com uma programação dedicada a discutir o papel das pessoas no centro das organizações, a força do propósito e o equilíbrio como virtude para alta performance.
Programação
Quarta-feira
- 13h – Credenciamento e recepção
- 13h50 – Abertura especial com Track&Field Experience
- 14h – Daniel Keller: Antes de tudo, as pessoas
- 15h – ExpoIdeas – Daniela Zanatta: Produtividade e Saúde Mental
- 15h30 – Espaço Connex – Mário Bressan: O Poder da Memória Afetiva como Estratégia de Vendas
- 16h – Track&Field Experience
- 16h10 – ExpoIdeas – Felipe Domingues: Sustentabilidade de Ponta a Ponta
- 16h45 – Momento SCGás – Otmar Müller: Um gás para a transição energética sustentável
- 17h – Coffee e networking
- 18h – Estevan Sartorelli: Cultura com propósito – direcionando estratégias
- 19h – Carla Tieppo: Equilíbrio como virtude – o cérebro que aprende a performar