Exposição no Paço Municipal de Criciúma celebra 20 anos da Lei das APAEs

Mostra fotográfica “Histórias de Vida, Capítulos de Amor” está em exibição no Paço Municipal

Exposição no Paço Municipal de Criciúma celebra 20 anos da Lei das APAEs

Foto: Divulgação/Decom Criciúma

O Governo de Criciúma, por meio da Fundação Cultural (FCC), em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), recebe a exposição fotográfica “Histórias de Vida, Capítulos de Amor”, no hall do Paço Municipal. A mostra integra as celebrações pelos 20 anos da Lei das APAEs, de autoria do deputado estadual Júlio Garcia, marco histórico para a educação especial e a inclusão de pessoas com deficiência em Santa Catarina.

A exposição homenageia o trabalho desenvolvido pelas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) ao longo de duas décadas, evidenciando histórias de superação, afeto e cidadania. O prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, destacou a importância da legislação e parabenizou o deputado Júlio Garcia pelo pioneirismo na consolidação de políticas públicas voltadas à inclusão.

 {{PUBLICIDADE}}

Sobre a exposição

A exposição “Histórias de Vida, Capítulos de Amor” é itinerante. A estreia aconteceu em novembro, na Alesc, em celebração aos 20 anos da lei das Apaes. Criciúma é a primeira cidade a recebê-la e permanece no Paço Municipal pelas próximas semanas. A mostra reúne fotografias de Sirli Freitas e textos de Juliana Vinhas, retratando momentos marcantes da atuação das APAEs e a alegria de pessoas que superaram inúmeros desafios por meio da educação especial.

Lei das APAEs: um marco para Santa Catarina

Sancionada em 20 de dezembro de 2005, a Lei das APAEs — também conhecida como Lei Júlio Garcia — garante o repasse permanente de 1% dos recursos do Fundo Social Estadual às entidades. A iniciativa possibilita a ampliação dos atendimentos especializados, a qualificação das equipes, a melhoria da infraestrutura e o desenvolvimento de novos programas.

Atualmente, cerca de 200 APAEs atendem mais de 31 mil alunos com deficiência em Santa Catarina, promovendo inclusão, autonomia e qualidade de vida.

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!