Criciúma promove conferência sobre Crianças com Altas Habilidades e Superdotação
Evento reúne especialistas renomados no acompanhamento e cuidados com crianças com AH/SD
Foto: Divulgação/Decom Criciúma
O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Associação Beneficente Happy Face, promove nesta terça-feira (30), a 2ª Conferência Municipal de Crianças com Altas Habilidades e Superdotação (AH/SD). O evento será realizado na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), a partir das 19h.
O encontro reunirá profissionais da educação, especialistas com referência nacional e a comunidade escolar em um momento de troca de experiências, aprendizado e construção coletiva de estratégias para identificar e apoiar estudantes com potencial elevado. As inscrições podem ser feitas neste link.
{{PUBLICIDADE}}
De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), cerca de 13% da população brasileira apresenta Altas Habilidades e Superdotação (AH/SD). Pensando nisso, o trabalho realizado pela Prefeitura de Criciúma é considerado pioneiro em Santa Catarina, pois atua na complementação educacional e no suporte a esse público específico.
Fruto de um convênio entre Governo Municipal e a Associação, o programa Happy Gifted, alinhado com a LDB (Lei 9394/96), tem como objetivo principal desenvolver as habilidades de estudantes com alto rendimento intelectual, artístico, espacial intrapessoal e interpessoal, atendendo as necessidades específicas de cada um e respeitando o ritmo acelerado de aprendizagem da criança. Além de enfatizar a importância de uma educação que valorize a diversidade e promova o desenvolvimento integral dos estudantes, incluindo o estímulo a suas aptidões e potenciais.

Impacto do programa
A coordenadora do programa Happy Gifted, Ana Paula Hilário, ressalta a importância da iniciativa e o impacto no sentimento de pertencimento dos alunos que recebem o acompanhamento necessário. “Vale também lembrar que nem todas as crianças terão essa superdotação para fins acadêmicos, enquanto alguns têm uma maior facilidade na escola, outros acabam tendo uma dificuldade maior”, conta.
O programa oferece oficinas nas mais diversas áreas, como artes, empreendedorismo, escrita criativa, socioemocional, robótica, entre outras, também garante acompanhamento das famílias e transporte escolar para alunos da rede municipal de Criciúma e Içara, além da avaliação neuropsicológica gratuita para os municípios conveniados.