Criciúma Fashion Future nasce para posicionar Sul como referência em inovação na moda
Evento reunirá indústria, academia e marcas autorais no dia 11 de novembro para discutir o futuro da moda com propósito
Foto: Guilherme Daniel
O Sul de Santa Catarina sempre foi reconhecido pela força da indústria têxtil e pelo talento criativo que movimenta confecções, malharias e marcas autorais. Agora, o setor se prepara para dar um passo além: transformar esse legado em vitrine de inovação, sustentabilidade e novas experiências de consumo.
Com esse propósito surge o Criciúma Fashion Future. O evento, que ocorre no dia 11 de novembro, no Centro de Inovação Criciúma (CRIO), pretende ser o início de um movimento que reposiciona a moda regional diante das mudanças globais do mercado. A proposta é reunir indústria, academia e novos talentos para discutir o futuro sem perder a identidade construída ao longo de décadas.
{{PUBLICIDADE}}
A ideia do evento nasceu dentro do Grupo de Trabalho de Inovação (GT), que reúne lideranças e instituições ligadas à cadeia têxtil e criativa da região. Da tecnologia à economia criativa, do design circular à inteligência artificial, o Fashion Future foi concebido para provocar o setor a olhar para frente, enxergando a moda não apenas como produto, mas como linguagem, comportamento e impacto social. Um espaço em que os negócios, tendências e consciência caminham juntos.
Presença confirmada
Uma das principais atrações será a palestra master com André Carvalhal, nome de referência nacional em sustentabilidade e comportamento no universo da moda. Ele irá propor uma reflexão sobre o papel das marcas e dos consumidores em um mundo em transformação. A programação também contará com um painel com empresários locais, reforçando a participação ativa das empresas da região.
Além das palestras e painéis, o evento contará com espaços voltados ao networking e geração de negócios, que inclui exposição de peças e produtos de empresas participantes do projeto Moda Catarina Sul. Os alunos dos cursos de Moda do Senai e do Senac também terão protagonismo, com mostras acadêmicas que substituem o formato tradicional de desfile nesta primeira edição. Os trabalhos abordarão temas como design circular, uso de inteligência artificial, novos modelos de consumo e sustentabilidade aplicada à produção.
Caráter social
As inscrições podem ser feitas [neste link]. O evento também terá caráter social. Quem for ao evento poderá doar um litro de leite que será destinado ao bairro da Juventude. Além disso, alguns ingressos serão doados para costureiras de ações sociais em entidades de Criciúma.
A organização é do Ecossistema de Inovação, com apoio do Senai, Senac, Sebrae, Unesc, CRIO, IFSC, Sindivest+NMSC, Bairro da Juventude e Univip Uniformes.
Quem é André Carvalhal
Escritor, consultor e orientador de projetos em marketing, diversidade & inclusão e sustentabilidade. Duas vezes palestrante do TEDx. Conselheiro e consultor de projetos e ações para marcas dos grupos Ambev, Diageo, Disney e Unilever. Autor best-seller de 6 livros, entre eles "Como salvar o futuro" e "Como libertar o presente" e do livro finalista do prêmio Jabuti 2019: "Viva o fim: Almanaque de um novo mundo". Colunista da MIT Technology Review e Revista Ela - O Globo.