'Criciúma 100 anos': Desfile de 7 de setembro reunirá 95 instituições

Evento será realizado no próximo domingo (7), na Rua da Gente, ao lado do Parque das Nações

'Criciúma 100 anos': Desfile de 7 de setembro reunirá 95 instituições

Foto: Eduarda Salazar/Arquivo Decom Criciúma

O Governo de Criciúma iniciou nesta segunda-feira (1°) as celebrações da Semana da Pátria. Com o tema “Criciúma 100 anos: do carvão à inovação, uma cidade que inspira o futuro”, as atividades deste ano refletem o Centenário de Emancipação Político-administrativa do município.

No próximo domingo (7), a partir das 8h, o tradicional Desfile Cívico-Militar reunirá 90 entidades e 24 fanfarras na Rua da Gente, ao lado do Parque das Nações. “O patriotismo começa dentro de casa, com o respeito à família, e se estende à escola, à comunidade e à pátria. Que este início da Semana da Pátria fortaleça em cada um de nós o compromisso de praticar o bem e valorizar a nossa história”, ressalta o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.

{{PUBLICIDADE}}

Entre as entidades que desfilarão na Rua da Gente estão unidades de ensino, forças de segurança e representantes da sociedade civil organizada. Antes do início do desfile, o público acompanhará o hasteamento das bandeiras durante a execução do Hino Nacional Brasileiro, interpretado pela banda do 28° Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) do Exército Brasileiro, em conjunto com alunos das Escolas Municipais Augusto Pavei, Professor Francisco Skrabski e Antônio Colombo, representando todos os estudantes da rede municipal.

Além disso, ao longo da semana, diversas escolas da rede municipal de ensino realizarão desfiles cívicos nas comunidades onde estão inseridas, como parte da programação da Semana da Pátria.

Cerimônia de troca da bandeira do Brasil

Nesta segunda-feira (1º), foi executado o Hino da Independência e, na sequência, o hino de Criciúma. Em seguida, os soldados do 28º GAC realizaram o arreamento do Pavilhão Nacional, ao som do hino à bandeira do Brasil e, logo após, a sua dobra.

O hasteamento aconteceu ao som do hino nacional brasileiro, executado pela banda do 28° GAC e interpretado por alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) Antônio Colombo, Augusto Pavei e Professor Francisco Skrabski.

Com a nova bandeira hasteada, foi aceso o fogo simbólico, conduzido pelos alunos Mateus de Oliveira e Rosa Maria Barbosa, da EMEB Francisco Skrabski, representando o início oficial da Semana da Pátria. A pira foi levada até o Parque das Nações, sob a guarda dos soldados do exército, onde permanecerá acesa até o dia 7 de setembro, data que marca a Independência do Brasil.

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!