Cinema catarinense: inscrições abertas para Festival Tainha Dourada 2025
Evento será realizado de 3 a 8 de novembro, em Itajaí
Foto: Dales Hoeckesfeld
Estão abertas as inscrições para a 14ª edição do "Festival Tainha Dourada". O evento será realizado de 3 a 8 de novembro de 2025, em Itajaí.
As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, até o dia 4 de setembro, pelo site: www.tainhadourada.com.br. A edição deste ano traz o tema "Todas as Histórias Regionais", com foco em narrativas de diversas regiões do país.
{{PUBLICIDADE}}
Os realizadores poderão submeter as obras nas seguintes categorias: Curta Universitário (Catarinense, Nacional ou Internacional), Curta Profissional Catarinense e Curta Profissional Nacional. Todas as categorias são competitivas. As premiações incluem troféus e valores em dinheiro.
Nas categorias universitárias, são aceitos curtas de ficção, documentário ou animação. Já nas categorias profissionais, somente obras de ficção podem ser submetidas. A curadoria levará em conta critérios como narrativa, montagem, som, edição, relevância do tema e concepção estética.
Sobre o Festival Tainha Dourada
Criado em 2012 pelo curso de Produção Audiovisual da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), o Festival se consolidou como um dos principais eventos do gênero no Sul do Brasil, promovendo a conexão entre o meio acadêmico e o mercado audiovisual profissional. Uma das novidades da edição deste ano é a parceria da Univali com a Rockset Filmes, trazendo categorias profissionais e regionais para o Festival.
A programação inclui mostras, palestras, painéis de debates e oficinas distribuídas ao longo de seis dias em todos os turnos, com acesso gratuito para toda a comunidade. As atividades acontecem na Univali Itajaí e no Arcoplex Cinema, no Itajaí Shopping, um dos apoiadores do evento. Oficinas exclusivas com marcas como Lumix Panasonic, Hollyland e a plataforma Transforma estão confirmadas e exigem inscrição prévia.
Com o objetivo de ampliar o acesso e garantir a inclusão, o Tainha Dourada contará com recursos de acessibilidade, como filmes legendados para surdos ou pessoas com baixa audição, além de palestras com intérpretes de LIBRAS mediante demanda.
Além da programação principal, o festival também realiza ações voltadas à introdução da produção audiovisual nas escolas municipais de Itajaí, incentivando a formação de público e o fortalecimento do cinema regional desde a infância.
O Festival deste ano será realizado por meio do Prêmio Catarinense de Cinema 2023, edição especial Lei Paulo do Gustavo do Governo Federal, viabilizado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC).
Premiações
Categorias Universitárias Catarinense e Nacional
- Melhor documentário
- Melhor ficção
- Melhor animação
- Melhor roteiro
- Melhor direção
- Melhor fotografia
- Melhor áudio
- Melhor edição
- Melhor direção de arte
- Melhor ator
- Melhor atriz
- Melhor voice talent
Categoria Universitária Internacional
- Melhor filme universitário internacional
Categorias Profissionais
- Melhor filme curta nacional
- Melhor filme curta catarinense