Ápice Comunicação assina campanha dos 100 anos de Criciúma
Sob o conceito 'Criciúma 100 anos, de frente para o futuro', a comunicação traz uma síntese do que move a cidade
Foto: Divulgação
A Ápice Comunicação é a agência responsável por dar forma à campanha do centenário de Criciúma, celebrado no dia 4 de novembro. Sob o conceito "Criciúma 100 anos, de frente para o futuro", a comunicação traz uma síntese do que move a cidade: a força de uma história marcada pelo trabalho, pela superação e pela identidade, mas que também se projeta com coragem para os próximos 100 anos.
Mais do que uma campanha comemorativa, o projeto foi pensado como um convite ao pertencimento. O slogan "De frente para o futuro" traduz o espírito de evolução, esperança e visão estratégica que Criciúma tem carregado ao longo de sua trajetória. Uma cidade que nasceu com a mineração e a indústria cerâmica, mas que hoje é polo de inovação, cultura, tecnologia e qualidade de vida.
{{PUBLICIDADE}}
"Nosso desafio foi transformar 100 anos de história em uma mensagem que fosse simples, mas ao mesmo tempo impactante. Queríamos que cada criciumense pudesse se reconhecer no conceito e sentir orgulho de fazer parte dessa caminhada", destaca Lucas Borges, diretor de conteúdo da Ápice.
O ponto de partida criativo foi o selo comemorativo, construído a partir de símbolos que representam a identidade criciumense. A marca foi desdobrada em diferentes peças e cenários, ganhando vida nas ruas e nas telas.

"Uma campanha dessa dimensão exige olhar para o passado com respeito, mas também saber projetar a cidade para o futuro. Por isso, cada decisão foi pautada por estratégia e pela busca de uma comunicação que fosse, ao mesmo tempo, institucional e emocional", explica Felipe Borges, diretor de planejamento.
Além de peças gráficas, o audiovisual teve papel central para dar ritmo e emoção à narrativa. O VT da campanha foi construído como uma síntese visual da identidade de Criciúma, misturando símbolos históricos com imagens que representam ciência, inovação e cultura.
"Queríamos que a campanha representasse a história desses 100 anos, respeitando o legado da fundação de Criciúma, mas também demonstrasse o compromisso da cidade em inovar e se reinventar. Por isso, ela traz muito simbolismo e força estética, com cores vivas que representam o coração do criciumense. Cada detalhe conta a história do centenário, destacando os marcos temporais de cada fase da nossa cidade", ressalta Allison Pires, diretor de criação.
A produção do VT da campanha também teve o acompanhamento de perto da equipe de mídia, garantindo que a mensagem fosse transmitida com impacto em todos os formatos. "Acompanhar a transformação da ideia em imagem mostrou a força criativa e estratégica do projeto. O retorno positivo que estamos recebendo confirma que conseguimos alcançar nosso objetivo: emocionar e estabelecer uma conexão genuína com o público", destaca Juliano Pagani, mídia da Ápice.
Confira o audiovisual abaixo
Ficha técnica
- Campanha: 100 Anos de Criciúma
- Cliente: Prefeitura Municipal de Criciúma
- Agência: Ápice Comunicação
- Atendimento: Lucas Borges, Felipe Borges e Paula Biff
- Aprovação: Douglas Nazário, Cristiane Maccari Uliana Zappelini
- Redação: Victória Carrer
- Direção de Criação: Allison Pires
- Mídia: Juliano Pagani
- Produtora: Crayon
- Diretor: Allan Barbosa
- Produtor: Márcio Rosa
- Assistente: Nei Silveira
- Op de Câmera: Fábio Koerich
- 1AC: Jesse Oliveira
- 2AC: Helder Miranda
- Gaffer: Alex Silva
- Make: Jhenyfer Bruneli
- Montagem: Henrique Corrêa
- Equipamentos: IndieCam
- Composição Musical: André Stabile
- Gravação Musical: Império Musical
- Apoio: Fundação Cultural de Criciúma
- Artistas Convidados: Banda Matusa, Banda Stylus, Camerata Criciúma, Cesar Teixeira, Coral Show Criança Feliz, Euzébio Rosso, Fabio Matias, Gabriel Guzzatti, Gilson Naspolini, Joel Oliveira, Josenir Alves Cerqueira, Marília Dutra, Neguinho, Paulo Santos